2ª Etapa do Arena Cross tem vitória do escocês Dean Wilson

24/06/2024


O escocês Dean Wilson foi o grande nome da noite na 2ª Etapa do Arena Cross Brasil
Foto: Tiago Lopes/ShowRadical

 

A segunda etapa do Arena Cross Brasil viu mais uma vez a casa cheia em Jundiaí/SP, uma cidade que se mostra cada vez mais apaixonada pelo motocross. Como recompensa das arquibancadas lotadas, disputas de tirar o fôlego. No saldo da noite, muitas ultrapassagens, quedas, favoritos confirmados entre os pequenos e pilotos europeus dominando as duas principais categorias da noite. Ingredientes que garantem emoção de sobra para a última etapa do campeonato que acontece em agosto, em São Paulo.

 

Foram seis mil pessoas empolgadas lotando as arquibancadas de uma grandiosa estrutura montada ao lado do Paço Municipal da cidade. O resultado disso foi mais uma grande ação social, que arrecadou milhares de litros de leite para o Fundo Social de Solidariedade, motivo de comemoração do prefeito Luíz Fernando Machado. “Um evento que mais uma vez enriquece a nossa cidade. É um orgulho imenso para Jundiaí receber o Arena Cross que, além de fomentar de maneira muito substancial nossa economia, ainda nos presenteia com essa grande ação social e nos coloca na rota dos principais eventos esportivos do Brasil”, analisou o prefeito.

 

O saldo da noite viu a estreia do piloto escocês Dean Wilson (Honda Racing Brasil) que apresentou um cartão de visitas para deixar qualquer um impressionado. Foram três disputas e três vitórias levando a melhor nas duas baterias da categoria PRO e no Duelo 1x1. Com os 42 pontos conquistados ele se coloca definitivamente na disputa pelas primeiras posições do campeonato e deixa muita coisa em aberto para a última etapa em São Paulo-SP. Completaram o pódio o brasileiro Lucas Dunka (KTM), o norte-americano e líder do campeonato, Ryan Breece (595 bLU cRU Racing/Yamaha), o português Hugo Basaula (595 bLU cRU Racing/Yamaha) e o estoniano, Harry Kullas (KTM /Pro Tork) na quinta colocação.

 

O evento agora já começa a se preparar para a grande final que desembarca na capital paulista para um verdadeiro espetáculo no Parque Villa Lobos no dia 10 de agosto.  

 

Duelo 1x1

Um duelo europeu abriu a noite de disputas do Arena Cross em Jundiaí. De um lado o escocês e estreante na prova Dean Wilson, e de outro o português Hugo Basaula, que foram os dois mais rápidos no treino classificatório. Depois de tomar a ponta logo no começo, Dean Wilson dominou as duas voltas do duelo, vencendo a disputa e garantindo os dois primeiros pontos da noite. Segundo colocado, Basaula garantiu um ponto na disputa.

 

Categoria 50cc

Sempre destaque absoluto do evento, a categoria 50cc deixa o público presente encantado com o talento dos pequenos de até 10 anos de idade, mas na pista, a disputa é levada a sério. Destaque no treino, Pietro Fraga liderou de ponta a ponta, abrindo boa vantagem para o segundo colocado. Com tranquilidade, ele venceu sua segunda prova na temporada e se garantiu como amplo favorito ao título. O pódio teve ainda Benjamin Sagae e Vitor Brito na segunda e terceira colocações respectivamente.

 


Pódio Categoria 50cc - Foto: Tiago Lopes/ShowRadical

 

 

Categoria 65cc

Mais um grande duelo na noite de Jundiaí. Na disputa da 60cc foi a vez de Lorenzo Ricken mostrar porque é o favorito ao título. Com mais uma grande prova, e depois de uma excelente largada, bastou administrar sua vantagem. Soberano, colocou mais de uma sobre Zion Berchtold, que acabou na segunda colocação. No final, Guilherme Buozi foi o terceiro colocado. Com a nova vitória, ele soma agora 40 pontos e é líder absoluto da categoria.

 


Pódio Categoria 65cc - Foto: Tiago Lopes/ShowRadical

 

 


Largada da Categoria AX2 - Foto: Tiago Lopes/ShowRadical

 

Categoria AX2

Mais um europeu em destaque em uma prova histórica na categoria mais promissora do Arena Cross. A AX2 teve uma noite incrível, com diversos pilotos na disputa pela vitória do começo ao fim. O líder do campeonato, Bernardo Tiburcio, sofreu uma queda logo na primeira curva e não conseguiu se manter na disputa. Caminho livre para o espanhol Eric Tomas que aos poucos foi abrindo vantagem na liderança da prova, se manteve concentrado até receber a bandeira quadriculada. A segunda colocação ficou com Guilherme Bresolin, seguido por Marcelo Leodorico. Com os resultados da noite, a categoria segue completamente aberta para a última etapa.

 


Pódio Categoria AX2 - Foto: Tiago Lopes/ShowRadical

 

Categoria PRO - 1ª Bateria

Uma bateria de tirar o fôlego, decidida literalmente nos últimos segundos. O escocês Dean Wilson (Honda Racing Brasil) levantou a arquibancada ao ultrapassar o norte-americano Ryan Breece (595 Racing/Yamaha), na última volta da prova, depois de ocupar a 10ª posição no começo da disputa. Breece liderou o evento de ponta a ponta enquanto Wilson e Lucas Dunka (KTM Privado) duelavam pelas posições seguintes. Quando a vitória se encaminhava para Breece, o estreante do Arena Cross mostrou a que veio, tirou a vantagem, fez uma linda ultrapassagem e conquistou sua primeira vitória na noite. Breece, Dunka, Hector Assunção (JP Racing) e Hugo Basaula (595 Racing/Yamaha) completaram os cinco primeiros.

 


Largada da Categoria Pró - Foto: Tiago Lopes/ShowRadical

 

Categoria PRO - 2ª Bateria

Mais uma grande prova e a confirmação de que o escocês Dean Wilson estreou no Arena Cross Brasil decidido a ser campeão e a confirmação disso veio com sua terceira vitória na noite deste sábado. Líder da primeira à última curva, o europeu controlou a prova e não se viu ameaçado em nenhum momento em nenhum momento por Lucas Dunka, segundo colocado, mas que chegou 16 segundos atrás do vencedor da noite. A terceira colocação ficou com o piloto da Estônia, Harry Kullas.

 


Pódio da Categoria PRO - Foto: Tiago Lopes/ShowRadical

 

 

Classificação do Campeonato após duas etapas

 

Categoria PRO

1º - Ryan Breece #200 – 70 pontos
2º - Lucas Dunka #34 – 56 pontos

3º - Hector Assunção #30 – 49 pontos
4º - Hugo Basaula #747 – 46 pontos
5º - Dean Wilson #15 – 42 pontos


Categoria AX2

1º - Eric Tomas #848 – 35 pontos
2º - Bernardo Tiburcio #3 – 30 pontos
3º - Henrique Henicka #202 – 25 pontos

4º - Marcelo Leodorico #44 – 25 pontos
5º - Leonardo Cassarotti #99 – 24 pontos

 

Categoria 65cc

1º - Lorenzo Ricken #16 – 40 pontos
2º - Guilherme Buozi #247 – 32 pontos
3º - João Barbosa #23 – 26 pontos
4º - Jonas Piffer #7 – 25 pontos

5º - Zion Berchtold #1 – 17 pontos

 

Categoria 50cc

1º - Pietro Fraga #152 – 40 pontos
2º - Vitor Brito #30 – 32 pontos
3º - Benjamin Sagae #4 – 30 pontos
4º - Juarez Neto #20 – 19 pontos
5º - Fernando Endo #333 – 19 pontos


Calendário Arena Cross 2024
3ª etapa (FINAL) – 10 de agosto – São Paulo (SP)

 


O Arena Cross 2024 tem patrocínio do Governo do Estado de São Paulo – Secretaria de Esportes, da Monster, Honda, Pro Honda e Sportbay, copatrocínio da Yamaha, KTM, Kawasaki, Husqvarna, Circuit e Michelin, com apoio da Prefeitura de Jundiaí, Revista Dirt Action, Show Radical e Moto Channel Brasil.

 

A supervisão é da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM) e a realização é da Romagnolli Promoções e Eventos e da Liga Nacional de Esportes a Motor (Linem).

 

Voltar