Pilotos de 20 estados brasileiros se encontram no Cerapió no final de janeiro

04/01/2024


Foto: Alberto Barbosa

 

A partir do dia 23 de janeiro, pilotos de 20 estados do Brasil vão dar a largada para o Cerapió 2024. O enduro é uma das competições mais tradicionais do calendário nacional e chega à sua 37ª edição neste ano. A prova é válida pelo Campeonato Brasileiro de Enduro de Regularidade da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM).


A largada este ano é da Praia do Cumbuco, a 42 km de Fortaleza, no Ceará. Depois de subirem e descerem cinco serras em trechos que misturam praia, sertão e florestas, os vencedores vão ser conhecidos em Teresina. O último dia de desafios inclui o estado do Maranhão, mas com o percurso começando e terminando na capital piauiense.


Mesmo chegando à sua 37ª edição, o Cerapió vai surpreender os pilotos. Esse ano foi incluído um trecho inédito entre as cidades de Pedro II e Teresina. Muitas passagens em vales de rio, estradões de areia, lajedos e pedras vão precisar ser superados pelos participantes. “A prova em 2024 está muito bem elaborada. Ela vai, realmente, demonstrar o nível dos pilotos”, resumiu Edi Proenduro, um dos responsáveis pelo levantamento técnico da competição.

 


Foto: Alberto Barbosa


Essas são características que mantém a tradição do Cerapió de ser uma prova única no calendário nacional. “Os pilotos que vêm para o Cerapió buscam se desafiar por terrenos desconhecidos que são encontrados apenas no Ceará, no Piauí e no Maranhão. E todos podem ter certeza que, novamente, é isso que vão encontrar”, destacou o diretor-geral do enduro, Ehrlich Cordão.


Além da parte esportiva, o Cerapió segue se comprometendo com seu lema de ser muito além de um rally levando ações sociais para as comunidades por onde a caravana de pilotos, apoio e organização passam. São feitas doações de cestas básicas e de óculos para crianças e, pela primeira vez, vai ser realizada a compensação ambiental dos quatro dias de competição com o plantio de árvores nativas em parceria com a ONG Mais Vida.


O Rally Cerapió 2024 tem o patrocínio do Consórcio Honda, Goodyear e Governo do Piauí; o apoio de Reron, Ong Mais Vida, Teresina Shopping e Sebrae;  colaboração das prefeituras de Caucaia(CE), São Gonçalo do Amarante(CE), Itapipoca(CE), Meruoca(CE),  Viçosa (CE), São Benedito (CE), Pedro II (PI), Campo Maior(PI) e Caxias (MA); supervisão das Confederações Brasileiras de Automobilismo (CBA) e Motociclismo (CBM) e das Federações Cearense, Maranhense e Piauiense de Automobilismo, Motociclismo e Ciclismo. A realização é da Radical Produções.


Evento Cerapió 2024

Largada: 23 de janeiro na Praia do Cumbuco (CE)
Chegada: 27 de janeiro em Teresina (PI)

 

Voltar