EM PROVA HISTÓRICA, POLENTA OFF ROAD RECEBEU PELA PRIMEIRA VEZ CAMPEONATO BRASILEIRO DE ENDURO

29/05/2023

crédito: Fabrício Macedo

Megaevento agregou terceira prova da temporada do campeonato, disputada de sexta a domingo (28) em Venda Nova do Imigrante (ES)

 

Venda Nova do Imigrante (ES) é uma cidade que sofreu muita influência da cultura italiana trazida pelos seus primeiros imigrantes, que chegaram à região no fim do século 19. Até a década de 40, seus habitantes eram basicamente descendentes de italianos e falavam apenas a língua do Vêneto, mesmo nome de sua região de origem, localizada no nordeste da Itália. Ainda hoje a região é um simpático pedacinho da Itália em solo brasileiro.

Foi nesse clima com inspiração europeia e culinária convidativa que o Polenta Off Road – o maior festival esportivo do Espírito Santo e um dos maiores do Brasil –– recebeu pela primeira vez o Campeonato Brasileiro de Enduro para motocicletas, em um evento esportivo grandioso, como conta o promotor Maurício Brandão.

–– Essa foi a primeira vez que o Brasileiro de Enduro fez parte de um evento conjunto, e nesse caso um megaevento que é o Polenta. De nossa parte, foi uma prova muito bem conduzida, muito bem divididas as atenções pelo Trail Clube Mata Atlântica, com todos os seus integrantes muito empenhados em fazer tudo da melhor forma. A prova caçula do Polenta marcou presença, conquistou seu lugar e pôde receber toda a receptividade que a população teve para com os visitantes, provando a sua vocação turística.

A terceira prova da temporada, assim como as demais, foi composta por duas etapas, a primeira no sábado (27) e a segunda no domingo (28), com o ronco forte dos motores de 2 tempos e 4 tempos das motocicletas das principais montadoras mundiais, sendo guiadas pelos pilotos mais talentosos do país.

Com especiais muito rápidas, ambas as etapas foram marcadas por disputas muito intensas e viradas nas últimas especiais, mostrando a renovação, novos talentos, além de ídolos que estão surgindo, caso do mineiro Bernardo Tiburcio (KTM), de apenas 16 anos de idade e resultados surpreendentes, novos nomes subindo pela primeira vez ao pódio e o destaque para a categoria KIDS, que é o futuro do esporte.

Na disputa da Geral-Elite e correndo em seu estado natal, Patrik Capila (Beta Racing) venceu mais uma vez e se consolidou na liderança da competição. O tetracampeão brasileiro também venceu em sua categoria E2 e vem forte rumo a mais dois troféus em sua carreira. É talvez o maior nome do país competindo em território nacional.

Vencedor na categoria Geral-Open, o catarinense de Nova Trento André Luiz Dalsasso (KTM) comemorou a vitória nas duas etapas em Venda Nova.

–– Foi uma excelente prova, uma prova bem rápida, e tentei cometer poucos erros. Consegui ganhar no sábado, ganhei no domingo também e na Geral da Open —, comentou o vencedor da prova e líder da categoria Intermediária. 

Luciano Rocha (PowerHusk) venceu as duas etapas e se consolidou na liderança da categoria E3 com a conquista de mais uma prova. Ainda sentindo dores, mostrou superação em mais uma vitória, como relata esse mineiro de São José da Lapa.

–– Consegui vencer os dois dias de prova na minha categoria, fiz um quarto geral hoje (domingo), segundo geral no sábado. Hoje (domingo) foi um dia em que sofri demais com essa dor no tornozelo. Para quem não sabe, sofri uma fratura duas semanas e meia atrás. Desde então não treinei nem fiz exercícios. Vim direto para a prova e me surpreendi com o resultado.

Na E4, Leoncio Krueger venceu pela primeira vez na temporada. O piloto, que ainda não havia pontuado na competição e agora ocupa o quarto lugar no ranking da categoria, contou após a prova como foi o final de semana.

–– Gostei bastante de andar aqui em Venda Nova e os dois dias foram muito bons. Sábado concluí o dia em P2 e hoje (domingo) em P1, prova sensacional.

Com mais uma prova muito bem organizada, competição em alto nível e cada vez mais engajamento do público, o Campeonato Brasileiro de Enduro para motocicletas se consolida de forma definitiva como um dos grandes fomentadores do esporte off-road no país.

A próxima prova do calendário do Campeonato Brasileiro de Enduro acontece em Novo Horizonte (SC), nos dias 16, 17 e 18 de junho. Os resultados completos de todas as etapas e o ranking geral podem ser acessados no site do campeonato: https://brasileirodeenduro.esp.br/

O Campeonato Brasileiro de Enduro é patrocinado por Honda, TM Racing e Just1. Conta com o copatrocínio de Borilli, Mattos Racing, Biker, IMS, Motorex, Nitro Mouse, Tubliss, Dyva, Beta Racing, KTM, Sherco, Husqvarna, Edgers, Rece Tech, Sig Visual, BMS Racing, W-Tech, MRPro, Brasil Racing, Expocaccer, Sekai, Parts 57, HSS, America Sports, Soul, Motofire, Mcorse, Bamba Racing, Jarva, Tribo Motos, Base 41.

 

CALENDÁRIO CAMPEONATO BRASILEIRO DE ENDURO 2023

1ª prova – 10, 11 de 12 de março – Mairiporã (SP)

2ª prova – 21, 22, 23 de abril – Patrocínio (MG)

3ª prova – 26, 27, 28 de maio - Venda Nova do Imigrante (ES)

4ª prova – 16, 17, 18 de junho - Novo Horizonte (SC)

5ª prova – 21, 22, 23 de julho - Aracruz (ES)

6ª prova – 25, 26, 27 de agosto - Belo Vale (MG)

7ª prova– 13, 14, 15 de outubro - Tapejara (RS)

 

Assessor de Imprensa: Gustavo Kipper

gustavokipper@gmail.com

gustavokipper@visuality.com.br

 

Voltar