POLENTA OFF-ROAD AGREGA BRASILEIRO DE ENDURO EM UM DOS MAIORES EVENTOS ESPORTIVOS OFF-ROAD DO ESPÍRITO SANTO

22/05/2023

Crédito: Raphael Zappa
 
Terceira prova do calendário acontece em Venda Nova do Imigrante nos dias 26, 27 e 28 de maio para mais duas etapas históricas que podem alterar os rumos da competição fundada em 1988, Venda Nova do Imigrante está localizada no estado do Espírito Santo, 114 quilômetros a oeste de Vitória, e seu nome é homenagem aos imigrantes italianos que colonizaram a região no século XX. A encantadora cidade é conhecida como a Capital Nacional do Agro Turismo e por ser uma das principais produtoras nacionais de flores e plantas ornamentais.
 
Venda Nova tem rica gastronomia e é cercada por belas paisagens naturais, como a Pedra Azul, um dos principais pontos turísticos do estado, além de estar cerca de 600 metros acima do nível do mar, uma das maiores altitudes de toda a região.
 
É com esse clima especial que acontecem, de 26 a 28 de maio, a 5.ª e a 6.ª etapas do Campeonato Brasileiro de Enduro para motocicletas, válidas pela terceira prova do calendário. As provas estão repletas de expectativas positivas, conta Maurício Brandão, promotor do campeonato: — A expectativa é a melhor possível, porque estamos juntos em um grande evento. O Trail Clube Mata Atlântica já realiza com sucesso há vários anos o Polenta Off-Road, a prova mais tradicional do Brasil no Enduro de Regularidade, e vem agregando com o tempo outras modalidades e possibilidades. Nós chegamos para somar e engrandecer esse evento, que está se tornando um dos maiores eventos esportivos off-road do Brasil.
 
 
As condições extremamente variadas de clima e terreno em cada prova testam todas as habilidades dos pilotos, que já enfrentaram chuva e lama na primeira etapa em Mairiporã (SP), em março, e calor e terreno com muitas pedras em Patrocínio (MG), em abril. Diretor técnico da TM Racing, Vanderlei Gaido, o “Dedinho, tem colocado a marca constantemente no pódio. Com a vitória de João Martini na Geral-Open, em Patrocínio (MG), está confiante e destaca a evolução do campeonato: — Não conhecemos ainda a região. A gente sabe que Venda Nova do Imigrante é famosa pelo Polenta Off-Road, que é uma prova do Enduro de Regularidade. Os caras organizam uma prova caprichada e o campeonato tem evoluído muito, com cada vez mais marcas. Então a expectativa é que seja uma prova bem organizada e estamos curiosos em relação ao tipo de terreno, como vai ser a dinâmica da prova e motivados pela vitória do João Martini na Geral-Open na prova passada.
Venda Nova do Imigrante é uma cidade localizada em uma região montanhosa, com terrenos acidentados e muitas trilhas naturais caracterizadas por uma mistura de solo rochoso e terreno íngreme, com muitas subidas e descidas, pedras soltas e curvas fechadas.
As etapas, que acontecem no sábado (27) e domingo (28), terão um percurso total diário de aproximadamente 150 quilômetros, divididos em três voltas. A sequência das especiais se inicia com a da TM, com trecho de mata e eucaliptos, sem muita dificuldade e bem rápida, com percurso entre 2,5 quilômetros e 4 quilômetros.
A segunda especial é a Just1, cujo início será cerca de 300 metros da especial TM, com trechos de mata em desnível, subidas e descidas, finalizando com um single track mais técnico com trilhas e aproximadamente entre seis e sete quilômetros.
Para finalizar, a especial da Honda revela um terreno plano, próximo a cidade, que também será usado pela categoria Kids. Com um trajeto de aproximadamente 2 quilômetros, um dos favoritos é o jovem piloto da casa Jean Zandonadi, que participou da montagem técnica do trecho, onde treina diariamente.
Liderando o campeonato na Geral-Elite, se destaca o capixaba Patrik Capila (Beta Racing), que também lidera a categoria E2 e defende seu título. Motivado pelos resultados positivos dos últimos anos, ele comenta o evento:
— É bom estar voltando lá, onde já competi no Motocross. É o estado em que nasci e que represento. É bom correr em casa com amigos e familiares por perto. Não sabemos ainda como vai ser, mas vai ser junto com o Polenta, então promete porque o histórico do evento é muito bom. Sou o atual líder do campeonato, a pressão é um pouco maior, mas eu e a equipe estamos bem preparados para isso, e bora fazer uma boa prova fim de semana —, completou o tetracampeão brasileiro.
Piloto Honda Racing e líder da categoria E1, o paulista Vinícius Calafate também briga pela Geral-Elite. Ele analisou assim sua participação no Espírito Santo:
— É minha primeira corrida em Venda Nova do Imigrante. Então vai ser tudo novo e a gente sabe quanto é famoso o Polenta. Esperamos uma prova bem boa e a expectativa é sempre a melhor possível. Na prova passada, no domingo, tive uma entorse no joelho e não completei a prova. Estou me recuperando bem e estarei pronto para as próximas etapas. Com certeza vou conseguir disputar com os meninos e defender meus títulos na E1 e na Geral.
Outro piloto destaque da competição, o catarinense de Itapema Felipe Legarrea lidera a categoria Geral-Open e a Intermediária. Animado com a vitória em Patrocínio (MG), ele promete muita luta:
— A expectativa é boa e estou treinando bastante, mas nunca andei lá. Venda Nova é uma prova nova no calendário do Campeonato Brasileiro, então ainda não sei exatamente o tipo do terreno, mas quero manter a liderança tanto na Intermediária quanto na Geral-Open. As duas estão bem apertadas e com muitos pilotos bons disputando, então vamos ver o que vai rolar.
A classificação completa de todas as etapas pode ser visualizada no site oficial do campeonato, no endereço eletrônico www.brasileirodeenduro.esp.br
O Campeonato Brasileiro de Enduro é patrocinado por Honda, TM Racing e Just1. Conta com o copatrocínio de Borilli, Mattos Racing, Biker, IMS, Motorex, Nitro Mouse, Tubliss, Dyva, Beta Racing, KTM, Sherco, Husqvarna, Edgers, Rece Tech, Sig Visual, BMS Racing, W-Tech, MRPro, Brasil Racing, Expocaccer, Sekai, Parts 57, HSS, America Sports, Soul, Motofire, Mcorse, Bamba Racing, Jarva, Tribo Motos, Base 41.
 
CALENDÁRIO CAMPEONATO BRASILEIRO DE ENDURO 2023
1ª prova – 10, 11 de 12 de março – Mairiporã (SP)
2ª prova – 21, 22, 23 de abril – Patrocínio (MG)
3ª prova – 26, 27, 28 de maio - Venda Nova do Imigrante (ES)
4ª prova – 16, 17, 18 de junho - Novo Horizonte (SC)
5ª prova – 21, 22, 23 de julho - Aracruz (ES)
6ª prova – 25, 26, 27 de agosto - Belo Vale (MG)
7ª prova– 13, 14, 15 de outubro - Tapejara (RS)
 
Jornalista Responsável: Gustavo Kipper - Visuallity
gustavokipper@gmail.com

Voltar