A Seleção Brasileira de Motocross, formada pelos pilotos Fábio Santos (Yamaha|MXGP), Enzo Lopes (Honda|Open) e Guilherme Bresolin (Kawasaki|MX2) encerrou neste domingo (4) a participação no Motocross das Nações 2026, realizado na cidade de Ernée, na França, com a 17ª posição na classificação geral. Finalizada a edição deste ano, a equipe inicia o trabalho para a próxima temporada e mira 2027.
A rodada em Ernée começou positiva para os brasileiros, que foram sorteados para ser o nono país a escolher o lugar no gate. Na classificação, o time voltou a lutar bravamente e, apesar das diversas quedas sofridas por todos os pilotos, conquistou a passagem para as baterias finais, com Santos em P19, Lopes em P14 e Bresolin em P18.
Na manhã deste domingo, os brasileiros voltaram à pista dispostos a buscar os melhores resultados. A primeira dupla a correr foi Fábio Santos e Guilherme Bresolin, na bateria MXGP MX2. Santos largou bem e esteve no pelotão da frente durante algum tempo, mas as adversidades se impuseram e o paulista terminou em 26º. Bresolin sustentou a moto e seguiu firme, cruzando a linha de chegada na 29ª posição.
Na segunda bateria, que uniu as categorias MX2 e Open, Bresolin retornou à pista ao lado de Enzo Lopes, que também sustentou uma boa largada, ficando em sétimo no início da prova. Com muita garra e mesmo sentindo a lesão no joelho sofrida no sábado, Lopes acelerou, mas também precisou superar adversidades ao longo dos 30 minutos de prova e encerrou na 18ª posição. Guilherme Bresolin conseguiu melhorar a colocação da primeira prova, finalizando em 25º.
A última prova colocou os principais nomes do motocross brasileiro atual juntos no gate, na bateria das categorias MXGP e Open. Fábio Santos e Enzo Lopes retornaram ao gate para buscar o resultado final. Lopes sofreu uma queda pouco depois da largada e foi obrigado por abandonar a prova (o gaúcho já havia sofrido outras duas quedas no sábado). Fábio Santos tentou muito, mas teve dificuldades de buscar as posições perdidas e fechou a prova na 35ª posição.
Com os resultados das três baterias, o Brasil terminou o Motocross das Nações 2026 na 17ª posição. A nação campeã foi a Bélgica, seguida por Espanha e Holanda, que completaram o pódio em segundo e terceiro lugares, respectivamente. Agora, os pilotos retornam às suas equipes para descansar, iniciar a recuperação e focar na próxima temporada.
Fábio Santos | Yamaha | MXGP
"Mais um Nações finalizado, infelizmente, longe do que eu esperava do meu desempenho. Estou com um sentimento de frustração muito grande nesse momento porque eu esperava muito mais, queria ter desempenhado muito melhor, acho que não atingi nem 50% do meu potencial, então, estou saindo daqui muito frustrado com a minha pilotagem, mas entendo que Nações também e muito difícil: são os melhores pilotos do mundo, a pista também estava completamente destruída e, apesar de eu gostar, não consegui encaixar a pilotagem que precisava. Agora é parar, descansar e recomeçar, pensar numa pré-temporada e fazer de 2027 um ótimo ano pra recuperar as coisas que não deram certo em 2026".
Enzo Lopes | Honda | Open
"Fim de semana muito difícil, acho que tivemos bastante azar, tanto eu, quanto o Fabinho, o Bresolin, sofremos tombos em todas as entradas de pista, então, foi um Nações bem complicado. Eu ainda na última bateria, já estava machucado do tombo de sábado que foi muito forte, estava com muita dor no joelho, não larguei bem, sofri uma queda que agravou minha lesão, ainda fizemos de tudo pra tentar voltar, mas não tinha condições. Fui obrigado a sair da corrida, o que me deixa triste, mas é isso, Nações é difícil mesmo, tínhamos uma boa estrutura, a melhor que a gente já teve, a Seleção Brasileira estava bem preparada, mas algumas coisas não deram certo, agora é recomeçar pensando já no Nações do ano que vem na Holanda".
Guilherme Bresolin | Kawasaki | MX2
"Muito feliz pelos meus resultados de hoje, apesar de ser um 25º e um 29º, foram duas largadas quase por último na escolha de gate, então pegava o gate bem de fora, bem difícil a largada e ainda de 250 consegui fazer essas posições contra as 450. Estou bem feliz, acho que meu trabalho foi bem feito, vou voltar para casa contente e me preparar para estar melhor no próximo ano".

Resultados da Seleção Brasileira no Motocross das Nações 2026:
Classificatório
Fábio Santos (MXGP) - 19º
Enzo Lopes (Open) - 14º
Guilherme Bresolin (MX2) - 18º
Corrida 1 (MXGP MX2)
Fábio Santos - 26º
Guilherme Bresolin (MX2) - 29º
Corrida 2 (Open MX2)
Enzo Lopes (Open)- 18º
Guilherme Bresolin (MX2) - 25º
Corrida 3 (MXGP Open)
Fábio Santos (MXGP) - 35º
Enzo Lopes (Open) - DNF