CBM schedule 10 minutos

Brasileiros marcam presença em competições internacionais

Anteontem


Depois de grande atuação no Mini'Os, Bernardo Tibúrcio e Vitor Borba seguem para a Itália - Crédito: Divulgação



A Confederação Brasileira de Motociclismo vive um momento de grande fortalecimento e reconhecimento no cenário internacional. Nos últimos anos, a quantidade de pilotos brasileiros participando de competições fora do país tem crescido significativamente, levando o nome do Brasil aos quatro cantos do mundo. Além de exportar talentos, também estamos vendo o caminho inverso, com pilotos de vários países vindo disputar competições em solo brasileiro. Essa ascensão não apenas destaca o talento e a dedicação dos nossos atletas, como também posiciona o Brasil como uma força emergente no esporte.


De competições de Enduro às acirradas disputas de Motovelocidade, passando pelas provas desafiadoras de Rally e as emocionantes corridas de Supercross e Motocross, os pilotos brasileiros mostram-se cada vez mais competitivos e preparados para enfrentar os melhores do mundo. Essa trajetória de sucesso é fruto de muito esforço, treinamento intensivo e paixão pelo esporte.


Com o esporte no Brasil mais forte do que nunca, nossos representantes prometem trazer ainda mais orgulho e conquistas para o país. Nos próximos dias, vários brasileiros estarão defendendo as nossas cores mundo afora. Confira abaixo os pilotos brasileiros que estarão acelerando fora do país nos próximos dias.




Enduro del Verano - Argentina

Neste fim de semana na Argentina (22 e 23/2), Bruno Crivilin e Bárbara Neves representarão o Brasil na 30ª edição do Enduro del Verano, evento conhecido pela sua exigência e pelo grande número de participantes de alto nível. Este enduro, realizado em Villa Gesell, é famoso por suas dunas de areia e temperaturas escaldantes, testando ao máximo a resistência e habilidade dos pilotos. Ao todo, são esperados mais de 1300 participantes, incluindo grandes nomes europeus da modalidade, e os pilotos devem dar seis voltas no circuito de 12,5 quilômetros de extensão. No sábado, os pilotos contam com 40 minutos para um treino de reconhecimento e ajuste das motos e, no domingo, a largada será realizada com todo o pelotão agrupado, proporcionando imagens e disputas impressionantes.


Bruno Crivilin faz sua estreia em mova modalidade na Argentina, uma corrida de longa duração nas areias da praia - Foto: Doni Castilho Mundo Press


Latino-americano de Rally – South America Rally Series (SARS)

Já no Rally SARS, também realizado na Argentina, um esquadrão verde e amarelo está pronto para encarar os desafios do off-road em uma das competições mais intensas do continente. O rally é conhecido por seu trajeto desafiador, que atravessa terrenos variados, de montanhas a desertos, exigindo navegação precisa e muita resistência física e mental. A prova, que também é válida pelo Campeonato Latino-americano de Rally, terá a presença dos seguintes brasileiros: Filipe Bianchini de Oliveira, Gunnar Dums, Denísio do Nascimento, Ênio Bozzano Junior, Fábio Gonçalves Pirondi, Daniel Masili Gomes, Jorge Wagenfuhr Júnior, Breno Rafael Castro Ferreira, Gustavo Bortolanza, Rodrigo Coneglian Bianchini, Fábio dos Anjos Zeller, Marco Antônio Pereira e Lourival Roldan.


AMA Supercross

Nos Estados Unidos, Enzo Lopes disputa mais uma temporada do AMA Supercross e enfrenta os melhores pilotos da modalidade. O gaúcho compete na categoria 250SX da Costa Oeste e entra na pista neste sábado buscando levar a bandeira brasileira ao pódio da competição.


Campeonato Italiano de Enduro

Patrik Capila embarca para a Itália para treinos de pré-temporada e para representar o Brasil no Campeonato Italiano de Enduro, que tem início no próximo mês. O capixaba estará acelerando nos dias 1 e 2 de março, em Colliano. O campeonato italiano é um dos mais prestigiados do planeta e conta com os principais pilotos que disputam o Mundial de Enduro.


Marcello Leodorico, Fábio Santos e Pietro Piroli - Arte: Yamaha Racing Brasil


Mundial de Motocross - Argentina

Outro grande momento para os pilotos brasileiros será a abertura do Mundial de Motocross (MXGP) na Argentina, que contará com a presença de Fábio Santos, Marcello Leodorico e Pietro Piroli. A prova também será válida pelo Campeonato Latino-americano de Motocross e nossos pilotos estão preparados para encarar os melhores pilotos do mundo e buscar resultados expressivos para nosso país e lutarem pelos títulos latino-americanos.


Motocross na Itália

Os pilotos de Motocross Guilherme Bresolin, Vitor Borba e Bernardo Tibúrcio também seguem para a Itália como parte do projeto de Pré-Temporada, em preparação para o ano de 2025. Eles se concentrarão em treinos específicos nas pistas europeias, que exigem precisão técnica e preparo físico intenso, e também devem disputar algumas provas pela Europa, buscando intensificar o ritmo de corrida e se prepararem para o Campeonato Brasileiro de Motocross.


Humberto Maier Turquinho e Kevin Fontainha - Arte: Yamaha Racing Brasil


Mundial de SBK

Humberto Maier, o Turquinho, aos 19 anos já é um piloto experiente. Campeão do Yamalube R3 BLU CRU América Latina e Campeão Ibero-americano, ele segue para sua quarta temporada no World Supersport 300 (WSSP300). Ele terá a companhia de Kevin Fontainha, que vai para sua terceira temporada no Mundial de SuperBike, aos 18 anos. O brasileiro já foi vice-campeão do Yamalube R3 BLU CRU América Latina e vice-campeão do R3 BLU CRU European Cup 2022 (atual Mundial Yamaha R3 BLU CRU) e vai lutar por um novo título em 2025. A primeira etapa da disputa acontece nos dias 28, 29 e 30 de março no Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão, Portugal.


Mundial de R3

Mario Salles conquistou o vice-campeonato da R3 Latino-americana na Categoria Talent, destinada a pilotos de 12 a 22 anos, e com isso carimbou o passaporte para disputar o Mundial de R3, que tem início em Portimão, no Autódromo do Algarve, Portugal, de 28 a 30 de março.


AMA Superbike e Motovelocidade do México

Gabrielly Lewis está preparada para brilhar no AMA Superbike e no campeonato de Motovelocidade do México. Ambos os campeonatos são conhecidos pelo alto nível. Seu irmão, Danilo Lewis, também segue firme no AMA Motovelocidade, prometendo levar a bandeira brasileira aos mais altos lugares do pódio.


Com tanto talento em diferentes modalidades e competições, os pilotos brasileiros mostram que o esporte no país está mais forte do que nunca, conquistando fãs e vitórias ao redor do mundo e torcedores fiéis que estarão na torcida no Brasil, enviando energias positivas para nossos pilotos.