
 O búlgaro Teodor Kabakchiev, foi o vencedor do Barãomaniacs - Foto: Ney Evangelista
A segunda etapa do Campeonato Brasileiro de Hard Enduro (BRHE), realizada neste fim de semana (20 e 21/04), em Barão de Cocais/MG, testou as técnicas e preparo físico até mesmo dos pilotos mais experientes. Com um prólogo jamais visto no Brasil e uma estrutura inédita, com transmissão ao vivo e arquibancadas lotadas, a etapa de Barão de Cocais consolida o BRHE como o campeonato mais importante da América do Sul e garante também o recorde de inscritos, com 200 participantes e vários estrangeiros, como pilotos da África do Sul, Portugal, Bulgária, Costa Rica e Paraguai.
O Prólogo, com um circuito jamais visto em uma etapa nacional, foi construído em uma bela praça no centro da cidade e contou com grande presença de público, além de transmissão ao vivo no canal “Junior 230 Brasil”. Apesar de uma pista muito técnica, Ripi Galileu, organizador da etapa, garantiu um percurso rápido e com muitos pontos de ultrapassagem, favorecendo uma pilotagem limpa e entregando um grande espetáculo aos espectadores. Todos os obstáculos estavam com dimensões e distâncias acertadas, fazendo com que quase não houvesse enroscos ou congestionamento de motos.
Na categoria principal, domínio estrangeiro com o sul-africano Wade Young (RPM Rental Bikes) garantindo o melhor tempo do prólogo, seguido por Teodor Kabakchiev (Sherco) da Búlgaria e o português Diogo Vieira (RPM Rental Bikes). Correndo em sua cidade natal, Rigor Rico (PowerHusky/Itaminas) finalizou na 4ª posição para alegria dos seus conterrâneos.
 
 Benê Coser, vencedor da categoria Silver - Baraomaniacs - Foto: Ney Evangelista
 
No domingo as trilhas estavam lotadas de espectadores torcendo pelos seus ídolos, que eram desafiados a todo momento, por trilhas de alto nível. Esse foi o dia dos pilotos enfrentarem as trilhas da Montanha Encantada, Sibiu, Outubro Cinzento, Morrão da Torre, Soneca, Rolling Stones, dentre outras trilhas exigentes e seletivas, passando por trechos que fizeram parte do Red Bull Minas Riders, prova que fez parte do circuito mundial em duas edições no Brasil (2016 e 2017).
O búlgaro Teodor Kabakchiev (Sherco) mostrou porque é considerado um dos melhores do mundo na modalidade e, em ótima forma, garantiu a vitória. Mesmo largando na segunda colocação, rapidamente passou a abrir a prova, com uma pilotagem limpa, superando trilhas extremamente técnicas com calma e precisão. Primeiro a largar, Wade Young (RPM Rental Bikes) sofreu com o calor do Brasil e não conseguiu manter o ritmo, finalizando em segundo no pódio, 25 minutos atrás de Kabakchiev. Rigor Rigo (PowerHusky/Itaminas) largou na quarta posição, ultrapassou o português Diogo Vieira e abriu uma boa vantagem, conquistando a 3ª colocação.
 
 Correndo em casa e com apoio da torcida, Rigor Rico conquistou a 3ª colocação
 Foto: Marcos Melo Jr
 
 
O grande público que marcou presença no prólogo esteve presente também em meio às trilhas do Barãomaniacs. Cada desafio contava com centenas de trilheiros e apaixonados pelo hard, torcendo e vibrando pelos pilotos. Com grandes nomes do Hard nacional e vários pilotos estrangeiros, o BRHE trouxe ares de prova internacional. E a opinião de todos foi unânime, o Barãomaniacs foi a prova de Hard mais difícil até o momento
Os pilotos se preparam agora para a próxima etapa, que acontece nos dias 17, 18 e 19 de maio, em Osório, no Rio Grande do Sul, no Tobata's Park.
O BRHE tem patrocínio de 230 Brasil, Velox Proteção Off Road, RPM Rental Bike, MXF Motors, KTM, Husqvarna, Beta, Sherco e BMS Racing.
 
 Pódio da Categoria Gold - Barãomaniacs - Foto: Ney Evangelista
Resultados Barãomaniacs
 Categoria Gold
 1) Teodor Kabakchiev (Bulgária)
 2) Wade Young (África do Sul)
 3) Rigor Rico (Brasil)
 4) Diogo Vieira (Portugal)
 5) Steve Calderón (Costa Rica)
 Categoria Silver
 1º) Benedito Benê Coser
 2º) Jozimar Xavier
 3º) Éder Scheidegger Giovanelli
 4º) Gustavo Abijaude
 5º) Lorenzo Antunes
 Categoria Over 40 Silver
 1º) Gianino Coscarelli
 2º) Tiago Lume
 3º) Junior Ribeiro
 4º) Fabrício Romani
 5º) Fernando Baeta
 Categoria Bronze
 1º) Alison Muniz Gomes
 2º) Vincenzo Barbagalo
 3º) César Vinicius Costa Boaventura
 4º) Ricardo Ferreira
 5º) Marco Antônio Gomes de Oliveira
 Categoria Bronze Air Cooled 
 1º) Juninho Xavier
 2º) Rodrigo Dias
 3º) Edimilson Oliveira
 4º) Luís Guilherme Solcia
 5º) Bruno Cardoso
 Categoria Iron
 1º) Rafael Rieira
 2º) Elizeu Júnior Fernandes
 3º) Lucas Traballi
 4º) Bráulio Augusto Faria Amorim
 5º) William Teixeira Vargas
 Categoria Iron Air Cooled
 1º) Elias da Silva
 2º) João Victor Boaventura
 3º) Charles Matos
 4º) Felipe Souza
 5º) Kawê Matheus de Oliveira
Sobre
O Novo BRHE é muito mais que um simples Campeonato! O calendário é composto pelas melhores e mais tradicionais provas do Brasil, algumas delas caminhando para sua 9° edição, todas organizadas com a paixão pelo Hard Enduro que existe em cada idealizador. São etapas com completa infraestrutura para atender equipes, competidores, patrocinadores e espectadores, seja nas competições ou nas cidades, com paddock para equipes, food truck’s, lojas/ stands, hotéis, restaurantes e lazer para toda Família.
 
 
Texto: Gustavo Narciso