Rally Raid schedule 5 minutos
Gabriel Bruning vence a segunda etapa do 12º Rally Jalapão
Publicada em 18/06/2026 - 19:09:33

Gabriel Bruning venceu nesta quinta-feira, 18 de junho, a segunda etapa do 12º Rally Jalapão, válida pela terceira rodada do Campeonato Sportbay Brasileiro de Rally Raid. O catarinense da Yamaha IMS Rally Team completou os 215,91 km de Especial Cronometrada entre Lizarda e São Félix do Tocantins em 2h44m34s, resultado que lhe garantiu a vitória na Geral e na categoria Moto2. A etapa marcou a conclusão da Etapa Maratona, em que os competidores não podem receber auxílio externo para manutenção das motos, exigindo que cada piloto cuide do próprio equipamento antes de deixá-lo em parque fechado.

A disputa foi intensa, com Bruno Crivilin, da Honda Racing, terminando apenas dois segundos atrás, em 2h44m36s. Luciano Drumond Rocha, também da Honda Racing, foi o terceiro colocado da etapa, com Ricardo Martins em 4º e Ricardo Medeiros ficando com a 5ª colocação no dia.

Bruning destacou o ritmo forte e a adaptação ao terreno. “Hoje foi mais um dia bem rápido. Começamos com estradas mais largas, mas logo o percurso já entrou nas características típicas do Jalapão. Depois do abastecimento, os últimos 65 ou 70 quilômetros foram de areia pura. Me senti muito bem na moto, consegui fazer um ótimo resultado e vencer na Geral, então estou bem contente com o nosso desempenho. A expectativa para os dois próximos dias é manter essa mesma pegada, fazendo provas limpas e sem cometer erros. O plano é sustentar a velocidade nessa reta final para levar essa vitória na Geral para a Yamaha”, afirmou.

Bruno Crivilin, vencedor da primeira etapa, segue na liderança acumulada da competição com 5h13m52s, apenas 16s37 à frente de Bruning, que soma 5h14m08s após dois dias de prova. Crivilin também lidera a categoria Moto1.

O capixaba ressaltou a consistência e o saldo positivo da Etapa Maratona. "Foi um dia bom, um dia bem legal. O começo da especial tinha o piso mais duro, mas logo entramos nos trechos de areia pesada, bem típicos aqui do Jalapão. Consegui manter um ritmo forte e andei muito bem até o abastecimento. Na parte final, dei uma poupada. Estou muito feliz com o resultado. No acumulado desses dois dias, estou liderando a Classificação Geral e venci a Etapa Maratona. O saldo é bom, mas ainda faltam duas etapas duras pela frente. Areia é um terreno que gosto muito de andar, então vamos caprichar para os próximos dias", explicou Crivilin.

Na etapa, Ricardo Martins foi o 4º colocado na Geral e venceu na Moto Big Trail. Marcelo Medeiros (Meds Racing) fechou o Top 5 do dia.

Na categoria Moto Brasil, Alexandre Valadares levou a melhor nesta 2ª etapa. Flaviano Tiepo venceu na Moto Over e Moises Mark foi o mais rápido na Moto3.

O percurso total da segunda etapa foi de 247,31 km, com chegada em São Félix do Tocantins, onde os pilotos encerraram o regime de Maratona e voltaram a contar com apoio externo para manutenção das motos.

Nesta sexta-feira, 19 de junho, os pilotos disputam a terceira etapa em formato de laço, com largada e chegada em São Félix do Tocantins. Serão 229,65 km totais, incluindo 188,76 km de Especial Cronometrada, novamente com trechos de areia pesada. O Rally Jalapão segue até sábado, com encerramento em Palmas e cerimônia de premiação na Praia da Graciosa.

Bruno Crivilin - Foto: WagnerAraujo/DFotos
Bruno Crivilin - Foto: WagnerAraujo/DFotos

Campeonato Sportbay Brasileiro de Rally Raid 2026
12° Rally Jalapão

Resultados – Etapa 2
1º) Gabriel Bruning | Moto2 | Yamaha IMS Rally Team – 2h44m34s
2º) Bruno Crivilin | Moto1 | Honda Racing – 2h44m36s
3º) Luciano Drumond Rocha | Moto2 | Honda Racing – 2h50m46s
4º) Ricardo “Bob” Martins | Moto Big Trail | Yamaha IMS Rally Team – 2h59m40s
5º) Marcelo Medeiros | Moto2 | Meds Racing – 3h16m35s

Resultado acumulado após duas etapas
1º) Bruno Crivilin | Moto1 | Honda Racing – 5h13m52s
2º) Gabriel Bruning | Moto2 | Yamaha IMS Rally Team – 5h14m08s
3º) Luciano Drumond Rocha | Moto2 | Honda Racing – 5h25m03s
4º) Ricardo “Bob” Martins | Moto Big Trail | Yamaha IMS Rally Team – 5h43m09s
5º) Marcelo Medeiros | Moto2 | Meds Racing – 5h58m37s

Líderes por categoria após duas etapas
Moto1 - Bruno Crivilin | Honda Racing
Moto2 - Gabriel Bruning | Yamaha IMS Rally Team
Moto3 - Moises Mark | Aparecida Extreme
Moto Over – Flaviano Tiepo | IMS C6 Yamaha
Moto Big Trail - Ricardo “Bob” Martins | Yamaha IMS Rally Team
Moto Rally Brasil – Alexandre Valadares| Honda Racing

Gabriel Bruning - Foto: Doni Castilho/DFotos
Gabriel Bruning - Foto: Doni Castilho/DFotos