O 11° Rally Jalapão terminou nesta quinta-feira (19), depois de cinco dias intensos de competição e 1.233,49 quilômetros percorridos entre as paisagens mais desafiadoras do Tocantins. A prova teve largada e chegada em Palmas, passando por Mateiros e São Félix do Jalapão.
Com três vitórias em quatro etapas, o mineiro Gabriel Soares, o Tomate, foi o destaque entre as motos e garantiu o título com autoridade pilotando a Yamaha WR 450F. "Sempre tive muitos contratempos no Rally Jalapão. É um terreno totalmente diferente do que eu estou acostumado. E este ano consegui vencer na Geral. Estou muito feliz por isso. Saio da rodada como líder do Campeonato da Geral e da Moto 1. Esse rally com certeza me deu um gás para o resto do campeonato", contou Tomate, logo ao final da prova.
Entre os UTVs, o pódio teve dobradinha da Varela Rally. Rodrigo Varela e Matheus Mazzei ficaram com a vitória, seguidos de perto por Bruno Varela e Ari Fiuza. "Foram quatro dias bem intensos, atravessando todos os terrenos do Jalapão. Foi incrível. A organização está de parabéns pelo evento. Lideramos três especiais em três dias. Isso mostra o empenho da equipe, como trabalhou bem", avaliou Rodrigo Varela, que conduziu o Can-Am Maverick R.
Em terceiro, Denisio Nascimento e Gunnar Dums, da Bompack Racing, terminaram a 5m59s86 dos primeiros colocados, em uma das disputas mais acirradas desta edição.
Esta edição reuniu 116 competidores entre pilotos e navegadores, distribuídos em 66 veículos. Vieram de 43 cidades brasileiras, de 15 estados, além de representantes da França e Argentina. Ao todo, cerca de 600 pessoas estiveram envolvidas diretamente na prova — entre competidores, equipes de apoio, organização e imprensa.
O roteiro começou e terminou em Palmas, passando por Mateiros e São Félix do Tocantins. Foram 810,55 quilômetros de trechos cronometrados, enfrentando condições variadas de piso, clima seco e calor intenso.
A largada promocional foi realizada no último domingo (15), no Capim Dourado Shopping, que voltou a ser palco da cerimônia oficial de premiação, nesta quinta-feira, às 17h.
Etapas exigentes e paisagens únicas
Foram quatro dias exigentes de prova, cada um com suas particularidades. No prólogo, serra e piçarra logo de cara. Na primeira etapa, a mistura de trilhas sinuosas, areia pesada e longos deslocamentos já testou o preparo físico e mental dos competidores. O segundo dia teve ritmo rápido, mas exigiu atenção redobrada com muita areia e trechos danificados. Na terceira etapa, o percurso em laço trouxe subidas e descidas de serra, cruzando pontes estreitas e exigindo navegação precisa. O encerramento não deu trégua: areia fofa, pedras soltas e trechos isolados exigiram concentração até o último quilômetro. O Jalapão foi, mais uma vez, completo — duro, técnico e belo.
Sobre o Rally Jalapão
O 11º Rally Jalapão é uma realização da Arena Promoções e Eventos. A supervisão é da CBM – Confederação Brasileira de Motociclismo.
Conta com patrocínio do Motiva Aeroportos e FF Motorsport, apoio do C6 Bank, Capim Dourado Shopping, Governo do Tocantins, Prefeitura Municipal de Palmas, Prefeitura Municipal de São Félix do Tocantins, Prefeitura Municipal de Mateiros, Resgate das Dunas, KTM Tocantins, SiG Comunicação, PhotoAction, Prefeitura Municipal de Ponte Alta, Imperial Filmes, DFotos, Rally BR, Anube e Sanderson Pereira Vídeos.
Para mais informações acesse o site www.arenarally.com.br e as redes sociais pelo Instagram @arenarally e @rallyjalapao. Resultados completos no site http://www.chronosat.com.br.
Premiação Geral Motos - Foto: Marcos Leite/DFotos
Rally Jalapão – Etapa 4
MOTOS
UTVs
Rally Jalapão – Resultados Final - 4 etapas
MOTOS
QUADRI
1. Hélio Pessoa (CE), Fifth Avenue Racing, 15h48m13s
UTVs
Premiação Geral UTVs - Foto: Marcos Leite/DFotos
Texto:
SIG Comunicação | sig@sigcomunicacao.com.br
Silvana Grezzana Santos | Regina Cusin | (11) 999.726.966
www.sigcomunicacao.com.br