Pódio da Classificação Geral - Foto: Marcos Leite/DFotos
A 26ª edição do Rally RN 1500, uma das mais tradicionais e icônicas provas do Campeonato Brasileiro, foi realizado entre os dias 15 e 20 de abril, percorrendo mais de 30 municípios dos estados do Rio Grande do Norte e Paraíba. A prova foi marcada pela disputa entre nações, com o francês Adrien Metge levando a melhor e conquistando o tetracampeonato consecutivo.
Campeão em 2020, 2021 e 2023, o francês Adrien Metge correu com o peso de defender o título para a Yamaha IMS Rally Team. Mas contou com adversários de peso, como o norte-americano Maison Klein, vencedor do Sertões 2023, o argentino Martin Duplessis, campeão Latino-americano e o mineiro Gabriel Soares, esses três da equipe Honda Racing de Rally. Ainda pela equipe Yamaha, estavam na disputa os catarinenses Ricardo Martins e Gabriel Bruning, melhor brasileiro no Sertões 2023.
No Prólogo que definiu a ordem de largada, melhor para os três pilotos da Honda, com Klein em primeiro, Gabriel Soares em segundo e Martin Duplessis na terceira colocação. Bruning foi o quarto e Ricardo Martins o quinto. Adrien Metge foi apenas o 7º colocado na disputa.
Com a largada dos cinco primeiros colocados do Prólogo invertida, os dois pilotos da Yamaha tiveram a missão de abrir a prova enquanto os três pilotos da Honda fora os 3º, 4º e 5º a largar. Metge foi o 7º, mas devido às chuvas que caíram na região e a grande quantidade de trechos de areia neste primeiro dia, não teve que enfrentar a poeira no percurso e conseguiu ser o mais rápido, liderando a classificação após o primeiro dia, seguido pelo argentino Martin Duplessis e pelo norte-americano Mason Klein. Completaram os cinco primeiros, Gabriel Bruning e Ricardo Martins.
O segundo dia do RN 1500 teve a revanche do norte-americano que conquistou o melhor tempo do dia, seguido por Metge e Gabriel Soares. Duplessis ficou com a 4ª colocação e Bruning foi o 5º colocado.
O terceiro dia foi marcado pela disputa acirrada entre o Metge e Klein, mas preocupados em acelerar, acabaram sofrendo penalizações de tempo em zonas de radar. Ainda assim Metge conquistou a vitória no dia enquanto Klein, que fez o 2º tempo, caiu para a 4ª colocação. Na segunda e terceira colocações ficaram Gabriel Soares e Martin Duplessis, respectivamente. Bruning foi o 5º colocado no dia.
No quarto e último dia de prova Adrien Metge novamente foi o primeiro a largar e teve a missão de abrir a prova. Com a vantagem conquistada nos três primeiros dias, nem precisou vencer a etapa final para sair com o título. O francês da Yamaha ficou na segunda colocação e foi o vencedor desta 26ª edição do RN 1500. O vencedor da última etapa foi piloto da Honda, Mason Klein. O norte-americano ficou com o vice-campeonato na Classificação Geral, seguido por seus companheiros da equipe Honda, Martin Duplessis e Gabriel Soares, melhor brasileiro na prova. Gabriel Bruning, da Yamaha, fechou os cinco primeiros colocados.
A categoria Moto1 também foi vencida pelo francês Adrien Metge, com Mason Klein na segunda posição e Martin Duplessis em terceiro. Ricardo Martins ficou em 4º e Dimas Mattos fechou entre os cinco primeiros.
Na categoria Moto2, mais um embate entre Honda e Yamaha, mas desta vez a Honda levou melhor e o campeão da categoria foi Gabriel Soares, com Gabriel Bruning, da Yamaha, ficando com a segunda posição. No terceiro degrau do pódio ficou Antoniel da Silva.
Na categoria Moto3 o vencedor foi Rodolfo Brito (Paraíba Rally Team), com Farid Chakra (Papai Racing) em segundo e Tiago Lopes (DM Workshop) na terceira colocação.
A moto categoria Moto Over começou com vitória de Moara Sacilotti (Equipe Musa) no primeiro dia, mas depois Luciano Gomes (IMS Rally Team) virou o jogo e conquistou o título, com Moara na segunda colocação ao final das 4 etapas. O catarinense Ricardo Daufenbach (DM Workshop) foi o terceiro colocado na categoria.
A categoria Brasil, destinada às motocicletas nacionais, teve domínio mais uma vez do capixaba Tiago Wernersbach (Honda Racing Brasil), vencedor dos quatro dias de prova. Na segunda colocação ficou João Alfredo Chaves (Grilo Racing) e em terceiro Thiago Feitosa (ProRally).
Entre os quadriciclos Giovanni de Castro (Ceará) foi o campeão desta edição do RN 1500. Hélio Pessoa (Fifth Avenue Racing) foi o segundo colocado e Jeferson Nobre o terceiro.
A chegada da prova foi na pitoresca vila de Picotes, situada na cidade de São Mamede (PB), enquanto a premiação aconteceu no Patos Shopping, em Patos/PB. O Rally RN 1500 foi válido pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro de Rally Raid, integrando uma série de cinco rodadas que desafiam os pilotos e suas equipes ao longo do ano. O próximo compromisso da temporada é em Araxá/MG, com a 6ª edição do Rally Minas Brasil, entre os dias 15 e 18 de maio, com cerca de 700 km de percurso entre as montanhas mineiras. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site www.rallymakers.com.br.
Sobre o Rally RN 1500
O 26° Rally RN 1500 é uma realização da KTC Produções com supervisão da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM). Tem apoio do Governo do RN, Emprotur, Detran/RN, Governo da Paraíba, Prefeitura de Touros, Prefeitura de São Miguel do Gostoso, Prefeitura de Guamaré, Prefeitura de Acari e Prefeitura de Patos.
Parcerias especiais: Vela Incorporadora, Sebrae RN, Dafonte Polaris, Trajano Reboques, Aquacoco, Patos Shopping, Amortecedores Off Shox, Brasifort, Baja TT Extremadura. Apoio institucional: Prefeitura de Galinhos, Prefeitura de Lajes, Prefeitura de Cerro Corá, Prefeitura de Frei Martinho, Prefeitura de Várzea, Prefeitura de Santa Luzia e Prefeitura de São Mamede. Suporte: Escola e Escritório, Armação Propaganda, Grupo Gestus Soluções em Gestões, RádioCom, Ibitu Gostoso, Sidy’s TV, Imperial Filmes, DFotos, AEGostoso.
RESULTADO FINAL – 26º RN 1500
Classificação Geral
1º) Adrien Metge – Yamaha IMS Rally Team
2º) Mason Klein – Honda Racing Rally
3º) Martin Duplessis – Honda Racing Rally
4º) Gabriel Soares – Honda Racing Rally
5º) Gabriel Bruning – Yamaha IMS Rally Team
Categoria Moto1
1º) Adrien Metge – Yamaha IMS Rally Team
2º) Mason Klein – Honda Racing Rally
3º) Martin Duplessis – Honda Racing Rally
4º) Ricardo Martins – Yamaha IMS Rally Team
5º) Dimas Mattos – DM Workshop
Categoria Moto2
1º) Gabriel Soares – Honda Racing Rally
2º) Gabriel Bruning – Yamaha IMS Rally Team
3º) Antoniel da Silva – A cara e a coragem
4º) João Arena
Categoria Moto3
1º) Rodolfo Brito – Paraíba Rally Team
2º) Farid Chakra – Papai Racing
3º) Tiago Lopes – DM Workshop
4º) Pedro Aguiar – Tribo das Trilhas
5º) Raquel Stein – MSL Motorsport
Categoria Moto Over
1º) Luciano Gomes – IMS Rally Team
2º) Moara Sacilotti – Musa
3º) Ricardo Daufenbach – DM Workshop
4º) Franklin Marques – DM Workshop
Categoria Moto Brasil
1º) Tiago Wernersbach – Honda Racing Rally
2º) João Alfredo Alves – Grilo Racing
3º) Thiago Feitosa – ProRally
4º) Edicharles Soares – Papai Racing
Categoria Quadriciclos
1º) Giovanni de Castro – Ceará
2º) Hélio Pessoa – Fifth Avenue Racing
3º) Jeferson Nobre