Foto: Adriano Gomes
Esta manhã de sábado, 21, a 2º Etapa do Sportbay Campeonato Brasileiro de Motocross 2022 começou como os fãs de motocross gostam: cheio de emoção. Exceto pelo frio, que aos poucos foi se mantendo ameno pelo sol que atravessou os treinos cronometrados, logo cedo foi possível notar muita movimentação dos pilotos se preparando para entrar nas pistas.
Os treinos livres começaram às 8h e contou com as categorias MX2, MX1, MX5, MX2JR, MX3, MXJR, MX4, que aqueceram bem os competidores. Na categoria MX1, o piloto Carlos Campano, de número 115, fez o melhor tempo e atrás dele ficaram os pilotos Jetro Salazar, nº 60, e Anthony Rodriguez, nº7.
A pista pegou fogo mesmo nos treinos cronometrados e a disputa pelo melhor tempo foi acirrada na categoria MX2, entre Gabriel Andrigo, Henrique Henicka, Marcelo Leodorico e German Talmom.
German saiu na largada e se manteve ali disputando o melhor desempenho junto com Henrique. Na metade do percurso, Frederico Spagnol, piloto de numeral 61, voou e o pega foi forte, seguiu liderando a disputa até finalizar com o melhor tempo do treino. Atrás dele, Henicka levou a segunda posição. Andrigo, que fez bonito, saiu da quarta posição e atingiu o segundo melhor tempo durante o treino e finalizou o treino na terceira posição, deixando Leodorico logo atrás.
O piloto Paulo Alberto, 211, saiu na frente e se manteve assim até cair para a segunda posição, nas primeiras voltas. Jetro Salazar, o piloto de número 60, começou na segunda posição colado com Paulo, mas caiu para a terceira posição, depois quarta posição, e surpreendeu na última volta, voltando a ter o segundo melhor tempo. Antonhy dos Santos, nº 7, saiu da quinta posição e terminou os treino fazendo 1:37, o que garantiu a terceira posição do treino cronometrado.
Hector Assunção, nº30, teve uma excelente performance durante o treino, e acabou realizando o melhor tempo, fazendo 1:46, e liderando com a primeira posição. Jetro, que se manteve entre os quatro melhores tempos durante todo o treino, levou a segunda posição, fazendo 2:09. Lucas Dunka, um dos preferidos do campeonato, ficou na 5ª posição.
PROVA OFICIAL DA MX5 SURPREENDEU E CONTOU COM REVIRAVOLTAS
A adrenalina foi a mil quando as provas oficiais da MX5 começaram. Às 15h40, o ronco dos motores anunciou a volta de pilotos que não corriam há muito tempo, mas que agora voltavam a competir nesta 2º etapa. Foi Evaristo Filho, de número 447, que saiu bem na largada, logo atrás dele, colado, Adilson Maguila manteve firme e durante metade da prova e demonstrou resiliência. Eliseu Zeus, número 989, pressionou na terceira posição.
Mas não demorou muito para o jogo virar. Zeus tomou a frente e o pega foi quente em cima de Evaristo, mas não parou por aí, o empurra aqueceu a pista gelada de Ibirubá, com Anísio Clasen alcançando a terceira posição e pressionando Zeus, configurando uma disputa forte entre os dois.
Piloto Eliseu Zeus,campeão da MX5 atravessando a linha de chegada. Foto: Adriano Gomes
O piloto Evaristo, que vinha liderando a disputa, teve um problema no salto quando já estava fechando a primeira prova oficial do final de semana. Maguila também teve problemas com a moto, o que dificultou permanecer na posição que estava, mas disputou bonito, tentando atingir a primeira posição. O piloto Zeus permaneceu focado em sua posição, que o direcionou para a vitória do BRMX MX5 e levou o troféu. Luciano Ferreira, demonstrando preparo físico e agilidade, ficou em 2º lugar depois de ultrapassar Anísio, que levou o terceiro lugar na prova.
Resultado MX5
1 Eliseu Zeus
2 Luciano Ferreira
3 Anisio Clasen
4 Marco Muller
5 Alencar Krefta
6 Leser Lopes
7 Léo Lopes
8 Sandro da Rosa
9 Carlos Henrique Romanelli
10 David Lara
11 Giovani da Veiga
12 Alexandro Valerim
13 Evandro Dotti
14 Evaristo José Lemos
15 Francisco Cleudeides
16 Fabiano Grahl
17 Cleimar Pancera
18 Alessandri Pereira
19 Fernando Donizete
20 Ronaldo Reis
21 Pedro Luis Cirino
22 Guilherme Alduino Benatto
23 Edmar Aires
24 Adilson Luis de Araujo
A categoria MX2JR deu início logo após e, no grid de largada, Eduardo Volpato, número 185, já largou levando a melhor. Logo atrás dele, determinado, Gabriel Mielke, número 222, na segunda posição, e Lucas Nicoladelli, número 422, na terceira, empurrando.
Nas primeiras voltas, Gabriel Mielke já se destacou e demonstrou muito preparo físico e psicológico, se mantendo focado e permanecendo nessa posição durante toda a corrida. Vitor Borba, número 28, chegou a ocupar a segunda posição na pista e Bernardo Tibúrcio fez seu nome, ultrapassando Bernardo em alguns momentos, e ficando em terceira posição.
Piloto Gabriel Mielke saltando através da linha chegada, tornando-se o campeão da MX2JR. Foto: Adriano Gomes
No final da disputa, Gabriel Mielke, número 102, fez 1:36 e levou o troféu de 1º Lugar, visivelmente focado e equilibrado. Franco Badel, número 222, que deu o sangue e disputou colado em Gabriel, surpreendeu nas últimas voltas, mas ficou em segundo lugar fazendo 1:37, com pouca diferença entre o campeão. O piloto Eduardo Volpato ficou em terceiro e Bernardo terminou a corrida em 5º posição.
Resultado MX2JR
1 Gabriel Mielke
2 Francoi Iavecchia Badel
3 Eduardo Volpato
4 Bernardo Tiburcio
5 Vitor Hugo de Borba
6 Pedro Henrique Almeida
7 Alexandre Galdino
8 Kaue Calza
9 Luiz Filipe Vale
10 Garmichel Rodrigues
11 Otavio Savenhago
12 Grégory Mota
13 Lucas Nicoladelli
14 Gabriel Marques
15 Bruno Rodrigues
16 José Arantes Braulio
17 Gabriel Marcolin
18 Caio Eduardo Holz
19 Leonardo Sulino
20 Arthur Wchoa de Oliveira
21 Kauan Fontes Lima
22 Ivo Petras Kurahashi
23 José Victor Silva
As provas oficiais das categorias 50cc, MXF, 65cc e Nacional estão marcadas para acontecer a partir das 21h. A Sportbay disponibilizou o link de transmissão, para assistir a competição é só clicar aqui.
Por Yorrana Della Costa - Assessora de Imprensa CBM.