Rigor Rico / Foto: Sebastian Popescu - Red Bull Romaniacs
O Brasil foi muito bem representado na 21ª edição do Red Bull Romaniacs, que foi disputada entre os dias 23 e 27 de julho, em Sibiu, na Romênia, válida pela 4ª rodada do Mundial de Hard Enduro. Seis talentosos pilotos brasileiros filiados à Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM) representaram muito bem o país na mais difícil prova de Hard Enduro Rally do mundo.
Na categoria Gold, a mais difícil e exigente e que contou com os melhores pilotos do planeta, o brasileiro Rigor Rico (PowerHusky Husqvarna/Itaminas) finalizou na 14ª posição. Nesta categoria, conseguir completar a prova já é uma vitória, finalizar entre os primeiros é um feito incrível. O piloto de Barão de Cocais/MG enfrentou outros 43 competidores na categoria durante os cinco dias de competição.
Na categoria Silver, que contou com 139 participantes, dois brasileiros se destacaram na prova. Olavo Sá (3R KTM/Mitas) finalizou esta edição do Romaniacs na 33ª colocação e Benedito Coser, o Bené (PowerHusky Husqvarna/Itaminas), foi o 56º colocado após quatro dias de trilhas extremas e exigentes.
A categoria Bronze, que teve o maior número de pilotos disputando a prova – 276 competidores no total – contou com a participação de mais dois brasileiros. Guilherme Augusto (PowerHusky Husqvarna/Itaminas) conseguiu uma ótima 36ª colocação e Henrique Alves (100 Camisa) também se destacou, finalizando na 42ª colocação.
Na categoria Iron, que contou com 157 pilotos, Maurício Fernandes (PowerHusky Husqvarna/Itaminas) usou toda sua experiência para terminar com uma excelente 6ª colocação. O piloto se manteve sempre entre os primeiros durante todos os quatro dias de prova. No primeiro dia já conquistou um Top 10, finalizando em 8º; no segundo dia, foi 6º; no terceiro dia, obteve seu melhor resultado, com um impressionante 3º lugar. E no último dia, mais uma 6ª colocação. Na soma dos tempos de todos os dias, ficou com o melhor resultado entre os brasileiros, com a 6ª colocação na categoria.
Os resultados dos pilotos brasileiros só comprovam a grande força e o extraordinário momento que vive a modalidade no Brasil. Nas trilhas desafiadoras do Red Bull Romaniacs, todos demonstraram muita técnica, habilidade e resistência, superando os desafios do percurso em uma das competições mais difíceis do mundo.
O Diretor de Hard Enduro da Confederação Brasileira de Motociclismo, Rodolfo Balasso acompanhou a delegação orientando e fornecendo todo o suporte necessário aos pilotos brasileiros na Romênia.
Agora os pilotos se preparam para outro grande desafio: a próxima rodada do Campeonato Brasileiro de Hard Enduro, o Hard In Help, que será disputado em Socorro/SP, nos dias 16, 17 e 18 de agosto. O Brasileiro de Hard Enduro é o maior campeonato de Hard Enduro da América Latina e, na próxima rodada, contará com a presença de vários pilotos internacionais, elevando ainda mais o nível das disputas.
Guilherme Augusto - Divulgação/MSuzuki Comunicação
Bene Coser - Foto: Tiago Lopes/Show Radical
Maurício Fernandes - Foto: Dragos Dumitru / Red Bull Romaniacs