Aconteceu no último final de semana, na Canelinha (SC), a emocionante Super Final do Campeonato Brasileiro de Motocross.
A cidade com pouco mais de 12mil habitantes, tem se destacado como um verdadeiro paraíso para os amantes do Motocross. Com históricas disputas e a honra de receber até etapas do mundial, o município que há uma década não realizava nenhuma prova desta modalidade, encerrou a temporada 2023 com chave de ouro, proporcionando aos fãs uma experiência única e contagiante.
A chuva que caiu intensamente nos dias que antecediam o evento e também no sábado de prova, não foi motivo para espantar os pilotos e o público, que lotou as arquibancadas e espaços disponíveis na estrutura preparada pela organização.
No sábado, a partir das 15h30min iniciaram os treinos para as categorias 50cc e 65cc, e na sequencia as provas oficiais destas categorias.
As crianças mostraram habilidade e proporcionaram duas provas incríveis. Na categoria 50cc, o líder do campeonato, João Vitor, conquistou a vitória e se sagrou Campeão Brasileiro de Motocross 2023. Ao cruzar a linha de chegada, João comemorou junto com a sua equipe GasGas, celebrando a conquista merecida.
Parabéns, João!
RESULTADO:
1º - João Vitor Ferreira
2º - Pepe Fraga
3º - Enzinho Wiebbelling
4º - Fernandinho Endo
5º - Benicio Nogueira
Na categoria 65cc, o jovem talento Vincente Nunes brilhou ao vencer a prova. Com muita garra e determinação, vicente conquistou a primeira posição e ficou com o título de vice-campeão.
O piloto da equipe ProTork KTM, Ziom Berchtold, ficou com a segunda posição e, com esse resultado, sagrou-se campeão na categoria demonstrando sua habilidade e determinação nas pistas e no campeonato.
Parabéns, Zion!
RESULTADO:
1º - Vicente Nunes
2º - Zion Berchtold
3º - Miguel Boer
4º - Tony Piroli
5º - Vitinho
Já no domingo, os trabalhos iniciaram por volta das 9h da manhã com os warm –up/cronometrados para as demais categorias e logo na sequencia as provas oficias.
Pela categoria Nacional, em uma prova difícil, o piloto João Victor Carvalho fez uma boa largada e se manteve em primeiro do início ao fim.
Gabriel Montagner que era líder do campeonato e vinha para ser Campeão Brasileiro de Motocross pela categoria, quando acabou tendo um problema com sua moto e não conseguiu concluir a prova, mas com 50% de aproveitamento, o mesmo pontuou e ficou com o vice-campeonato.
Jacson Keil fez uma belíssima prova e passou pela segunda posição. Com esse resultado, o piloto subiu ao lugar mais alto e cobiçado do pódio, se consagrando Campão Brasileiro de Motocross 2023.
Esta categoria teve seu campeão definido na última etapa, com poucos pontos de diferença, deixando a Super Final ainda mais emocionante.
Parabéns, Jacson!
RESULTADO:
1º - João Victor Carvalho
2º - Jacson Keil
3º - Rodrigo Riffel
4º - PV Cunha
5º - Gregor Perondi
Outra categoria que definiu seu campeão em Canelinha, foi a categoria MX5 onde Juca Bala e Adilson Maguila estava na disputa acirrada pelo título.
Adilson Maguila efetuou uma boa largada passando pela primeira posição enquanto Juca Bala precisou fazer prova de recuperação. Com esse resultado, o campeonato se encaminhava para Maguila ser o grande Campeão 2023.
Mas Juca Bala, com muita velocidade e técnica, se aproximou ainda mais de seu adversário até o momento de efetuar a ultrapassagem em cima de Maguila.
Com o resultado da prova tendo Juca em primeiro e Maguila passando pela terceira posição, Juca Bala se consagrou Campeão Brasileiro de Motocross.
Um campeonato acirradíssimo para ambos os pilotos, e um show de pilotagem para o público.
Parabéns, Juca Bala.
RESULTADO:
1º - Juca Bala
2º - Ingo JR
3º - Adilson Magiula
4º - Walter Tardin
5º - Anisio Clasen
Pela categoria MX2JR, o piloto da equipe Pro Tork KTM, Bernardo Tiburcio, consagrou-se campeão ainda na 6ª etapa do campeonato na cidade de Limeira (SP). Mas mesmo com o título já em mãos, Be entrou na pista e fez uma prova incrível, finalizando a prova da categoria MX2JR em primeiro.
Pela segunda posição na prova e no campeonato, Vitor Borba que ao decorrer das provas mostrou constância, técnica e muita pilotagem.
Apesar desta categoria já ter seu campeão definido, os pilotos mostraram profissionalismo e vontade de correr lotando mais uma vez os nossos gates e garantindo um espetáculo ao público.
Parabéns, Be!
RESULTADO:
1º - Be Tiburcio
2º - Vitor Borba
3º - Dudu Volpato
4º - Arthur Gomes
5º - Otavio Pedro
Na categoria MX3, Leonardo Dambrós largou na frente, mas logo na sequencia o piloto Cassio Anacleto fez uma bela ultrapassagem para cima do piloto.
Rodrigo Lama, piloto da equipe JP Racing que vinha pela terceira posição, não deu sossego para Anacleto, travando assim uma incrível disputa pelo primeiro lugar, quando em uma curva por fora, Lama ultrapassou e levo a prova da categoria MX3.
“Meu sentimento é de dever cumprido. Passei 6 anos parado e retornei esse ano, pedi apenas uma moto para JP no final das contas acabamos fechando contrato. Estou muito feliz em finalizar o ano com chave de ouro, nas duas ultimas etapas eu venci e hoje resta só gratidão. Estou muito feliz, muito contente em voltar a ser profissional, na categoteria MX3 todo mundo sabe que o nivel é alto, então o sentimento é de gratidão, agadeço a Deus por tudo, as pessoas dda minha equipe JP Racing, meus amigos e famlia. Gratidão!" - Rodrigo Lama
Roosevelt Assunção, também piloto da equipe JP Racing precisava de uma terceira posição para ser campeão. O piloto que largou em quarto, fez uma importante ultrapassagem, garantindo sua terceira posição e titulo de Campeão. Roosevelt soube administrar a prova e garantiu o título.
Essas disputas mostram o alto nível que se encontra hoj o nosso Campeonato Brasileiro de Motocross.
Parabéns, Roosevelt!
RESULTADO:
1º - Rodrigo Lama
2º - Jose Felipe
3º - Roosevelt Assunção
4º - Jacson Keil
5º - Cassio Anacleto
Pietro Piroli, piloto da equipe Husqvarna já havia decidido seu título ainda na 6ª etapa na cidade de Limeira (SP) pela categoria MXJR. Porém, mesmo com o título já em mãos, Piroli foi para Canelinha, entrou na pista e levou, além do título, mais uma prova do campeonato. Que temporada linda para o piloto e equipe.
Pela segunda posição na prova, passou o piloto Gui Ferreira que também mostrou domínio e habilidade para enfrentar a pista que estava muito pesada para os pilotos e que prova após provas, abria ainda mais canaletas.
Parabéns, Pietro.
RESULTADO:
1º - Pietro Piroli
2º - Gui Ferreira
3º - Caio Grosbelli
4º - Hevertin Silveira
5º - Marquinhos Goto
Marcos Campos voltou para as pistas e largou na primeira colocação na MX4. Sentindo-se a vontade Campos abriu vantagem em relação ao segundo colocado.
O piloto da equipe JP Racing, que anda na categoria MX4 mas não pontua nessa categoria, não fez uma boa largada e precisou buscar posição por posição, passando também Marcos Cordeiro e finalizou a prova em primeiro.
Willian Guimarães, que tinha grande vantagem na pontuação do campeonato, passou pela quinta posição e e garantiu o título de Campeão Brasileiro de Motocross.
Parabéns, Willian!
RESULTADO:
1º - Roosevelt Assunçao
2º - Marcos Campos
3º - Tui Leal
4º - Markolf Berchtold
5º - Willian Guimarães
A classificação geral do campeonato pode ser acessada clicando AQUI!
Durante os dias do BRMX, foi impossível ignorar a energia que permeava o ar e contagiava todos os presentes. O público compareceu em peso, unindo-se para viver a paixão e emoção do esporte off-road sob duas rodas. Desde jovens entusiastas até os mais experientes pilotos, todos estavam unidos por um único objetivo: celebrar o Motocross em sua forma mais pura.
A pista de Canelinha, reconhecida por sua excelência e desafiadora configuração, proporcionou aos competidores um ambiente perfeito para demonstrarem suas habilidades e coragem.
É com o coração cheio de alegria e sentimento de gratidão que encerramos a temporada 2023. Mais um incrivel ano.
Agradecemos a todas as cidades que abriram suas portas para receberem a comitiva do Campeonato Brasieiro de Motocross, todas as pessoas que estiveram com a gente e todos os organizadores que tornram possivel mais este grande ano.
Encerramos com chave de ouro, mas nossos corações ja aceleram para a temporada 2024. Logo estaremos devolta.
Até breve!