Chuva forte deixou o segundo dia do Rally Terra Verde ainda mais desafiador. Competição inédita consagrou os campeões brasileiros de Rally Baja 2022
Nuno Fojo (Polaris RZR Pro R / Polaris Factory - Cotton Racing), nos UTVs; e Ricardo Benedetti (Kawasaki KX 450 / Sokapot) fizeram história neste domingo (04) em São Carlos (SP), como os vencedores da primeira edição do Rally Terra Verde - evento organizado pela Rallymakers, e que decidiu a temporada 2022 do Brasileiro de Rally Baja. Assim como na véspera, o segundo dia da prova se mostrou desafiador por causa das condições meteorológicas.
O piloto Nuno Fojo comemorou a vitória do Rally Terra Verde entre os UTVs (Foto: Nelson Santos Jr)
Se a primeira das duas voltas pela especial cronometrada de 65 quilômetros foi em boa parte com piso seco e poeira, quem partiu mais atrás nos UTVs se deparou com chuva forte, poças e lama. Cenário que se repetiu na passagem final, exigindo atenção redobrada no percurso em meio a canaviais, com vários saltos e curvas de nível.
Português radicado no Brasil, Fojo começou o dia como segundo na classificação geral, atrás do companheiro de equipe Marcus Cotton. A briga entre eles terminou na última especial, quando Cotton enfrentou problemas mecânicos – Fojo venceu no acumulado e na categoria UTV 1. A partir daí, Juliano Meira (Can-Am Maverick / One Rally Team) assumiu a segunda posição, como melhor na UTV 2 – foi ainda o mais rápido do domingo. E Reinaldo Varela (Can-Am Maverick / Monster Energy Varela Racing), tricampeão mundial, fechou o desafio em terceiro. "A prova estava espetacular. É claro que a chuva trouxe um complicador para todos. Se estava difícil na primeira volta do sábado (também com piso úmido), hoje foi muito pior. Como eu estava brigando pelo campeonato, corri com a cabeça e não quis arriscar tudo nesse dilúvio, estava muito alagado. Não pensei na classificação do rally, tirei o pé e ainda assim venci a disputa e conquistei o título. Estou muito feliz", comemorou Fojo, que com os resultados das duas últimas etapas, sagrou-se tetracampeão Brasileiro de Rally Baja.
Ele ainda aproveitou a ocasião para revelar que foi a sua última temporada completa. "Em 2012, venci minha primeira etapa no Brasil organizada pela Rallymakers, e agora venço fechando esse ciclo. Não digo que não vou fazer uma prova ou outra, mas foi meu último campeonato", salientou ele, que é hoje um dos principais dirigentes da divisão internacional de competições da Polaris.
Sobre duas rodas, um problema com o campeão brasileiro antecipado na categoria MT2 Bissinho Zavatti (Honda CRF 450RX / Honda Racing Brasil) abriu caminho para a vitória de Benedetti, sua primeira na geral em uma etapa do Brasileiro. "Pegamos chuva nos dois dias, e hoje ficou bem mais divertido. Procurei manter um ritmo forte com cuidado e consegui vencer. Venho do Enduro FIM e essa foi apenas minha sexta prova no Baja", destacou.
O piloto Ricardo Benedetti sagrou-se campeão do Rally Terra Verde
(Nelson Santos Jr/PhotoAction)
Os campeões brasileiros de Rally Baja serão premiados em um evento de gala em São Paulo na segunda quinzena de janeiro. Na ocasião será divulgado o calendário para 2023.
Rally Terra Verde
Brasileiro de Rally Baja: São Carlos (SP)
Classificação final
Moto
Ricardo Benedetti (Kawasaki KX 450 / Sokapot), (1)MRG, 4h00min57
Luiz Henrique Cunha (Kawasaki KLX 450 / Telekon - SP Óticas), (2)MRG, 4h12min19
Nelson Gonçalves Jr. (Yamaha WR 450 / Tchobi), (1)MT3, 4h28min43
UTV
Nuno Fojo (Polaris RZR Pro R / Polaris Factory - Cotton Racing), (1)UT1, 3h31min31
Juliano Meira (Can-Am Maverick / One Rally Team), (1)UT2, 3h32min24
Reinaldo Varela (Can-Am Maverick / Monster Energy Varela Racing), (1)UOP, 3h33min48
Richard Fliter (Polaris RZR Pro XP / Polaris One), (2)UT1, 3h34min09
Conrado Matsumoto (Can-Am Maverick / Boreal Powersports), (2)UT2, 3h36min46
Brasileiro de Rally Baja
Campeões
UTV
Geral: Nuno Fojo
UTV1: Nuno Fojo
UTV2: Juliano Meira
UTV3: Júnior Siqueira
UTV4: Richard Carida
UTV Over Pro: Reinaldo Varela
UTV Over: Marcelo Romcy
UTV Double: Daniel Malzoni
UTV Start: Bruno Azevedo
UTV Experimental: Rafael Cassol
Moto
Geral: Gabriel Soares
Moto1: Gabriel Soares
Moto2: Bissinho Zavatti
Moto3: Nelson Gonçalves Jr
Moto: Over: Francine Rossi
Moto: Rally Brasil: Rafael Espíndola
O Rally Terra Verde tem apoio da Prefeitura Municipal de São Carlos, Cotton Racing, Garage de France, Polaris Tracan e Sleep Inn Hotel