Motovelocidade schedule 10 minutos

Brasileiros fazem história na Europa ao se sagrarem campeão e vice-campeão da R3 Blu Cru European Cup

Publicada em 12/09/2022

Brasileiros do AD78 Team Brasil dominaram a última etapa da R3 bLU cRU European Cup 2022 em Magny-Cours, na França

O motociclismo brasileiro está em festa. Na última etapa da R3 bLU cRU European Cup 2022, realizada nesta sexta-feira (9) e sábado (10) juntamente com o Campeonato Mundial de Superbike em Magny-Cours, na França, o esquadrão de pilotos da AD78 Team Brasil foi um dos grandes destaques da motovelocidade mundial.

Enzo Valentim Garcia confirmou o título de campeão da competição após uma temporada simplesmente brilhante. O piloto de 18 anos conquistou nas 12 corridas que disputou, nada menos que 8 pódios, 3 vitórias, 2 Pole Positions e 4 primeiras filas.

Kevin Fontainha também deu um show na temporada de 2022. O piloto paulista de apenas 16 anos de idade que foi o grande destaque do VR46 Master Camp deste ano, vencendo todas as modalidades disputadas no “Rancho do muticampeão Valentino Rossi, como muita determinação conquistou o vice-campeonato.

Outro destaque da festa brasileira na etapa final da R3 bLU cRU European Cup 2022, foi o domínio de Gustavo Manso, que brilhou no fim de semana ao vencer as duas corridas da etapa e fechou a temporada com um honroso 4º lugar, garantindo ao AD78 Team Brasil, o título de melhor equipe da temporada.

O fim de semana histórico para os brasileiros começou já na sexta-feira (9), quando Enzo Valentim garantiu a pole position, seguido por Gustavo Manso como P2. Kevin Fontainha largou em P10 e Eduardo Burr em P17.

Os brasileiros dominaram totalmente a Corrida 1, chegando a ficar com os quatro pilotos nas primeiras posições - Burr, Manso, Valentim e Fontainha, respectivamente. Com o controle estabelecido, bastou administrar para cruzar a linha de chegada com Manso em primeiro e Fontainha, após várias ultrapassagens de tirar o fôlego, em segundo. Dobradinha brasileira!

Eduardo Burr fechou a prova em P4 e Enzo Valentim, que enfrentou alguns problemas, terminou em P18. Mas apesar das adversidades, a vantagem de 41 pontos que já havia sido estabelecida por Valentim sobre o rival direto, o italiano Devis Bergamini, foi o suficiente para confirmar o título antes mesmo da Corrida 2. Dessa forma, Enzo Valentim largou para a última disputa da temporada já como campeão da R3 bLU cRU European Cup.

"Terminamos um ano de muitas conquistas, consegui ser o campeão! Primeira vez com o capacete dourado, estou muito emocionado, não tenho nem o que dizer... Espero ter muito mais desses e só tenho a agradecer a Deus, porque só ele, minha família e o meu técnico Piuí sabem a dificuldade que eu já passei, com vontade de desistir em vários momentos. Mas eu sabia que esse dia ia chegar, que eu ia conseguir ser campeão, ainda mais na Europa. É um sonho realizado, estou mais do que feliz e só tenho a agradecer a Deus, meu pai, minha mãe, meu técnico Piuí, que estão na minha caminhada desde o começo, sem eles nada seria possível, e também a Yamaha, que num momento difícil abriu as portas pra mim, Alan Douglas, meu chefe de equipe, a Rebeca Camargo, todos vocês são parte disso", declarou o campeão.

Apesar da conquista inédita e histórica para o motociclismo brasileiro, ainda havia a ser conquistado na corrida 2. Com o P2 da Corrida 1, Kevin Fontainha empatou em número de pontos com Bergamini na vice-liderança do campeonato e largou para a última corrida da temporada disposto superar seu adversário. E conseguiu! Fontainha cruzou a linha de chegada em P8 - três posições a frente do italiano – garantindo, portanto, o merecido e honroso vice-campeonato.


Ainda na corrida 2, Gustavo Manso conquistou a segunda vitória do dia e a terceira da temporada, e Valentim fecharam a Corrida 2 em P4 e Burr em P7.

"Estou muito contente, na primeira corrida a gente conseguiu um P2 e, não foi do jeito que eu queria, mas consegui garantir o vice-campeonato. Estou muito contente, quero parabenizar também o Enzo, a gente conseguiu uma dobradinha no campeonato e é isso que vai ficar marcado para mim. Só tenho a agradecer todo mundo que torceu, a Yamaha, e agora vamos nos preparar para utilizar o wild card que eu ganhei para participar de uma etapa do Mundial, acho que é a realização de um sonho! Então, 'bora' se preparar, tem etapa da R3 Cup Brasil em Campo Grande já de novo, e para o ano que vem já pensando no título", afirmou Kevin.


DA R3 CUP NO BRASIL AO SONHO DO CAMPEONATO MUNDIAL

Grandes conquistas exigem grandes esforços. Toda a dedicação e sacrifícios por parte dos jovens do AD78 Team Brasil parecem ter valido a pena. Ao se sagrar campeão, Enzo Valentim conquistou a tão sonhada vaga para disputar a categoria SSP300 no Campeonato Mundial de Superbike 300 em 2023.

Kevin Fontainha, como vice-campeão, levou para casa um wild card como piloto convidado para um evento na WSSP300 e mais 50% de desconto na inscrição da temporada 2023 da R3 bLU cRU European Cup.

Todos esses resultados incríveis são na verdade o fruto de um extenso e incansável trabalho realizado pela AD78 e a Yamaha do Brasil, que acreditaram no potencial de jovens pilotos e desde 2016 revelam e preparam novo talentos na Yamalube R3 bLU cRU Cup.

Nela, os pilotos brasileiros têm ao seu alcance algo até então só visto em países como Espanha e Itália, com grande tradição no motociclismo. Motos rigorosamente iguais e sorteadas entre os participantes – iguais às que disputam a R3 Europeia –, mecânicos altamente capacitados, telemetria, coachs, corridas homologadas pela FIM (Federação Internacional do Motociclismo) e custo acessível e subsidiado pela Yamaha do Brasil.

A premiação da Yamalube R3 bLU cRU Cup no Brasil, é o caminho para os pilotos que sonham e disputar campeonatos internacionais no mais alto nível. Nela, quem se sagra campeão é premiado com uma vaga, e 60% dos custos, na R3 bLU cRU European Cup 2022 – que pode abrir caminho para o Campeonato Mundial de Superbike 300. Para a segunda colocação na Yamalube R3 bLU cRU Cup no Brasil, a premiação é a vaga e mais 40% dos custos.

BRASIL EM DESTAQUE COM A MELHOR EQUIPE


Outro grande feito que colocou o Brasil em evidência na motovelocidade mundial, ficou por conta da AD78 Team Brasil, reconhecido com o título de melhor equipe da temporada.


A conquista coloca em evidência não apenas a Coordenação impecável de Alan Douglas e pelo clima de companheirismo entre pilotos e mecânicos chefiados com maestria pelo brasileiro Marco Bonesso, mas também pela precisão e organização com que realizam suas atividades, e a assertividade nas estratégias que podem ser traduzidos também pelos números conquistados nas 12 corridas disputas: Foram 18 pódios, 6 vitórias e 2 pole-positions.

A R3 bLU cRU European Cup 2022 chegou ao fim – com grande sucesso dos pilotos e equipe brasileiros –, mas no Brasil a R3 bLU cRU Cup South America segue disputadíssima e indefinida, com a terceira das cinco etapas previstas para o próximo fim de semana (16 a 18 de setembro) em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.

Números da última etapa R3 bLU cRU European Cup 2022, disputada na França:

Superpole

Enzo Valentim - P1

Gustavo Manso - P2

Kevin Fontainha - P10

Eduardo Burr - P17


Corrida 1

Gustavo Manso - P1

Kevin Fontainha - P2

Eduardo Burr - P4

Enzo Valentim - P18


Corrida 2

Gustavo Manso - P1

Enzo Valentim - P4

Eduardo Burr - P7

Kevin Fontainha - P8


Classificação final

1. Enzo Valentim (BRA) – 202 pontos

2. Kevin Fontainha (BRA) – 165 pontos

3. Devis Bergamini (ITA) – 162 pontos

4. Gustavo Manso (BRA) – 148 pontos

5. Andrea Pizzoli (ITA) – 125 pontos

6. Wahyu Nugroho (INA) – 121 pontos

7. Clément Rougé (FRA) – 91 pontos

8. Jurand Kusmierczyk (POL) – 88 pontos

9. Archie McDonald (AUS) – 75 pontos

10. Grégory Carbonnel (FRA) – 71 pontos

11. Eduardo Burr (BRA) - 63 pontos