Enduro schedule 10 minutos

Com vitória,Maiara Basso chega perto do título no Brasileiro Enduro FIM

Publicada em 03/07/2018

A quinta fase do Brasileiro de Enduro FIM aconteceu neste final de semana (30/06 e 01/07) em Marzagão (GO) e registrou o ótimo rendimento dos pilotos Anderson Luiz (Caxopa #791) e Marcel Maison (#723) na categoria E4 – a mais disputada do campeonato. Na categoria EFeminina quem se deu bem foi Maiara Basso da equipe KTM.

O percurso de 35 quilômetros com um Cross Teste e dois Enduro Testes, marcado por trilhas secas e muitas pedras, foi percorrido três vezes em cada um dos dois dias do evento.

Na prova de sábado (9ª etapa), Caxopa largou em primeiro, mas sofreu uma forte queda na terceira volta. O piloto continuou brigando por posições e finalizou a prova em quarto lugar. Já Marcel finalizou na sétima colocação do grupo. “Não conhecíamos o terreno em Mazargão e isso dificultou um pouco o desempenho de nossos pilotos. Após o reconhecimento das pistas no sábado, domingo foi o dia de recuperar posições”, afirmou Luiz Henrique, coordenador técnico da equipe MXF.

Segundo Luiz, a 10ª etapa registrou briga intensa nas primeiras cinco posições pelos pilotos que disputam diretamente o título do Campeonato. “Muita poeira devido ao tempo seco e tráfego intenso deixou tudo embolado durante a corrida deste domingo”, conta Luiz.

A prova de Marzagão contemplou 90 quilômetros, que integravam percursos dentro da Fazenda “Vale da Lua”, estreitos e de difícil ultrapassagem, além de subidas e descidas técnicas por cima de rochedos da região.

“Pegamos o jeito das pistas de Marzagão e fomos ganhando espaço. Havia trechos bem técnicos com difícil acesso”, conta Caxopa, que garantiu o segundo lugar da 10ª etapa. Já Marcel ficou em sexto.

Os resultados de ambos os dias fizeram a equipe MXF garantir pódio em Marzagão: Caxopa ficou em segundo na geral.

“Estamos felizes com o resultado. Continuamos na briga pelo título e esperamos erguer a taça em casa”, afirma Luiz, referindo-se a grande final do Campeonato marcada para a cidade de Araxá em Minas Gerais, estado onde mora. O evento acontece nos dias 29 e 30 de Setembro.


Na classe EFeminina, que teve a penúltima etapa da temporada, Maiara Basso ficou a um passo do título nacional com a KTM 250 EXC-F. A piloto gaúcha completou os dois dias na segunda colocação mantendo a liderança do campeonato. "Foi uma corrida diferente do que estou acostumada. Me assustei um pouco com as subidas e pedras das especiais, confesso que achei que nem conseguiria subir alguns dos morros, mas deu tudo certo e concluí os dois dias. Foi uma prova bem técnica, estava calor, exigindo bastante. Acabei errando, caindo algumas vezes e isso complicou um pouquinho o resultado, mas também procurei pensar no campeonato, para nós esta foi a terceira etapa e resta apenas uma. Sigo confiante e vamos com tudo para a final", destacou Maiara.



O evento também marcou a volta de Vinícius Lopes, o Musa, piloto da EJúnior que não disputou as provas anteriores devido a uma lesão. "No sábado eu larguei atrás, pois não tinha completado as primeiras etapas e a classificação do campeonato define a ordem de largada. Foi um pouco mais complicado, pois pegava poeira e pilotos pela frente nas especiais. Acabei levando um tombo por isso. Consegui andar bem, mas as especiais eram longas e meu físico ainda não está 100%, então sofri bastante no fim do dia", explicou o mineiro que completou na terceira posição. "No domingo parti mais na frente e isso ajudou. Fiz uma prova muito melhor, meus tempos abaixaram em todas as especiais, mas não consegui atacar o tempo todo por causa da parte física e isso fez falta para brigar pela vitória. A moto se comportou muito bem e agora é focar nas próximas provas", completou o piloto que acelera uma KTM 350 EXC-F.

Pela E2, Gustavo Pellin manteve o excelente retrospecto na temporada mantendo a regularidade com o terceiro lugar e ainda a quinta posição na Enduro GP. Maurício Rizzon também levou a KTM Sacramento ao pódio da E2 com a quinta colocação. Na E1, a equipe foi muito bem representada por Diego Colett, que conquistou o terceiro lugar, e Willian Palandi, que terminou logo atrás, na quarta posição.

A sexta etapa, penúltima do Brasileiro de Enduro FIM 2018, será realizada nos dias 4 e 5 de agosto em Farroupilha (RS).


Resultados da quinta etapa do Brasileiro de Enduro FIM 2018

Enduro GP

1. Bruno Crivilin
2. Vinícius Calafati
3. Patrik Capila
4. Júlio Ferreira
5. Gustavo Pellin - KTM Sacramento

E1
1. Bruno Crivilin
2. Nicolás Rodriguez
3. Diego Colett - KTM Sacramento
4. Willian Palandi - KTM Sacramento


E2
1. Vinícius Calafati
2. Júlio Ferreira
3. Gustavo Pellin - KTM Sacramento
4. Victor Miranda
5. Maurício Rizzon - KTM Sacramento

EJúnior
1. Patrik Capila
2. Willian Lauers
3. Vinícius Lopes Musa - KTM Sacramento
4. Vinícius de Sá
5. Eduardo Xavier

EFeminina
1. Bárbara Neves
2. Maiara Basso - KTM Sacramento
3. Marcely Cazadini

Classificação geral após cinco etapas

Enduro GP

1. Bruno Crivilin, 245 pontos
2. Júlio Ferreira, 186 pontos
3. Vinícius Calafati, 184 pontos
4. Patrik Capila, 167 pontos
5. Gustavo Pellin, KTM Sacramento, 142 pontos

E1
1. Bruno Crivilin, 247 pontos
2. Nicolás Rodriguez, 204 pontos
3. Gabriel Soares, 150 pontos
4. Diego Colett, KTM Sacramento, 110 pontos
5. Willian Palandi, KTM Sacramento, 70 pontos


E2
1. Vinícius Calafati, 226 pontos
2. Júlio Ferreira, 222 pontos
3. Gustavo Pellin, KTM Sacramento, 192 pontos
4. Victor Miranda, 174 pontos
5. Mauricio Rizzon, KTM Sacramento, 122 pontos

EJúnior
1. Patrik Capila, 243 pontos
2. Vinícius de Sá, 204 pontos
3. Willian Lauers, 191 pontos
4. Washington Pereira, 98 pontos
5. Vinícius Lopes Musa, KTM Sacramento, 42 pontos

EFeminina
1. Maiara Basso, KTM Sacramento, 144 pontos
2. Bárbara Neves, 134 pontos
3. Marcely Cazadini, 106 pontos
4. Tainá Aguiar, 76 pontos
5. Livia Batistine, 64 pontos