Exemplo: CSS Dropdown menu sem JavaScript ou hacks
Visualizar Noticia

Categoria de base é o ponto inicial para formação de futuros campeões.

27/08/2018

É muito comum a paixão pelo motociclismo começar ainda na infância. Isso porque o início da  prática do esporte radical muitas vezes surge como incentivo da própria família. São tios, pais, mães pilotos que fazem com que a criança tenha a relação com o motociclismo desde muito novo. Aos 5 anos uma criança pode tornar-se campeã brasileira de motocross ou velocross, por exemplo, modalidades realizadas em circuitos fechados e que possuem a categoria de base formada por pilotos mais novos dentro do motociclismo, a partir de 5 anos.

 

No Piauí o piloto de enduro Peter Ferreira de 59 anos começou a praticar o esporte aos 16, e tem hoje na carreira 22 títulos na modalidade off-road pelo estadual piauiense. A paixão pelas duas rodas foi tanta que ele passou a compartilhar com os filhos Pedro Emílio e Gabriel.

Arquivo pessoal/Peter Ferreira

“Meu filho Pedro Emilio, o número três de sete filhos, ganhou a sua 1ª moto, uma Panda 50cc com 5 anos de idade e com 8 anos já fazia trilha comigo em uma 85 cc. Quando completou 18 anos já havia ganho várias provas de motocross e depois quando foi participar de enduro, já sabia pilotar e navegar bem.” – conta.

Com o envolvimento do pai e do irmão no esporte, o pequeno Gabriel de apenas 6 anos também começou tomar gosto por este universo. “Isto tudo despertou o interesse por moto pelo meu filho Gabriel, o número sete, e comprei uma Garelli 50cc e fiz uma adaptação, copiando uma ideia que o Dario JULIO fez para o filho dele; colocando duas grandes rodas auxiliares e está dando certo.” – comentou.

Arquivo pessoal/Peter Ferreira

Os atletas que começam mais cedo no esporte têm a chance maior de conquistar o sucesso na carreira profissional. Para o presidente da Confederação Brasileira de Motocross este incentivo é importante para que novos campeões sejam formados. “É muito importante que a família esteja envolvida e incentivando este processo. O motociclismo é um esporte da família. Hoje inclusive vemos muitos pais que são chefes de equipe, o que muitas vezes traz uma segurança para o piloto, principalmente para quem está começando. Esperamos que assim possamos revelar grandes talentos. A categoria de base é justamente o ponto inicial para isto. “ – disse Firmo Alves, presidente da CBM.

Como forma de incentivo, há mais de 30 anos a CBM realiza provas e competições nacionais para categorias de base. “O motocross é uma das modalidades mais antigas que realiza competições nacionais para este público. Sempre foi muito comum vermos os pais, que também são pilotos, levarem seus filhos nas corridas e viu-se uma oportunidade de poder atrair esses novos pilotos que serão futuros campeões. ” – explicou o presidente da CBM.

 

Competições:

No próximo mês as modalidades Motocross e Velocros vão realizar mais uma etapa do brasileiro que contará também com categorias de base. O Campeonato Brasileiro de Motocross acontecerá em Morrinhos (GO) e o de Velocross será em Canoinhas (SC) ambos nos dias 15 e 16 de setembro.

 

Voltar