Líderes do Brasileiro de Enduro buscam ampliar vantagem na etapa de SC

18/05/2018

Neste final de semana acontece a terceira etapa do Campeonato Brasileiro de Enduro, em Biguaçu/SC. Os pilotos Bruno Crivilin da categoria E1 tenta ampliar vantagem enquanto Calafati da E2 busca liderança em sua categoria. Rômulo Bottrel, que corre pela E3 e Patrik Capila pela Júnior, líderes em suas categorias, também buscam ampliar a vantagem, enquanto Ronald Santi, da E4 Light busca a vitória para recuperar terreno na classificação.


Depois de uma excelente participação no Campeonato Mundial de Enduro, onde ocupa a quinta colocação na tabela de classificação, o líder do Brasileiro pela categoria E1, Bruno Crivilin, volta suas atenções para a sempre exigente prova de Biguaçu, em Santa Catarina. No ano passado a prova foi disputada sob forte chuva durante os dois dias e chegou a ter seu final antecipado em uma volta. Para este ano a previsão também é de chuva, mas apenas no primeiro dia de prova, e em muito menor intensidade que na última edição.

“A prova aqui em Biguaçu é sempre complicada e bem exigente, mas eu gosto muito, ando desde 2014 e sempre tive bons resultados. Em toda prova aqui sempre corri com muita chuva e lama, mas em todas consegui bons resultados. Estou muito confiante e assim como aconteceu nas duas primeiras etapas, espero conquistar mais uma vitória. Estou em um bom ritmo, acabei de chegar de duas etapas muito duras do Mundial de Enduro na Espanha e Portugal, isso vai me ajudar bastante, apesar de que estou ainda um pouco gripado. Mas vamos pra cima, buscar um bom resultado para a equipe e manter a liderança do campeonato”, disse Crivilin, que lidera a categoria E1 e a Classificação Geral do Campeonato com uma KTM 250 EXC-F.

Vinicius Calafati também tem objetivos ambiciosos para a etapa catarinense. Ocupando a segunda colocação no Campeonato, o atual Campeão Brasileiro da Categoria Junior quer assumir a liderança na Categoria E2.

“A expectativa é a melhor possível, nos últimos dias tenho treinado bem forte, o preparo físico está muito bom, tenho pedalado bastante também. Como a etapa é sempre com chuva e mais difícil, fiz um preparo em cima disso, por ser dois dias bem duros. Estou 100% preparado e sem nenhuma lesão. Foquei bastante os treinos no motocross também, onde senti que estava minha maior dificuldade esse ano. Com isso estou conseguindo andar bem forte e estou atacando mais, além de estar bem mais confiante. Vamos lutar pela vitória e assumir a liderança do Campeonato”, relatou Calafati, que disputa a temporada com uma KTM 350 EXC-F.

Os pilotos chegaram a Santa Catarina na quarta-feira e já na quinta fizeram o reconhecimento do percurso das especiais. Pelo regulamento é proibido treinar e andar de moto no circuito onde a prova vai ser realizada, portanto o reconhecimento deve ser feito a pé. Para a prova de Biguaçu a organização preparou três especiais, sendo dois Cross Testes, um com seis quilômetros e outro com quase cinco, além de um Enduro Teste com mais cinco quilômetros. Nesta sexta-feira os pilotos voltam a percorrer as especiais novamente, e como fazem o percurso a pé até três vezes em cada especial - para memorizar e escolher as melhores linhas - caminharão por volta de cinquenta quilômetros nesta quinta e sexta-feira, antes de começar a acelerar no sábado e domingo.

A Equipe Orange BH KTM Racing tem patrocínio da KTM do Brasil, Kenda Pneus, ASW, Motul, ProX, Dragon, Gaerne, Circuit, BMS, Belparts, W-Tech, Stick´s, Durag, Solo, Exceed, MrPro, Academia do PIC e Alex Design. Pertence ao Grupo Orange, proprietário da concessionária Orange BH em Belo Horizonte, que tem completo showroom e mais de quatro mil produtos em estoque, com 1.650m2 de estrutura. Mais informações em www.orangebh.com.br.

Vinicius Calafati quer a liderança da Categoria E2. - Foto: Janjão Santiago

Depois de vencer as duas primeiras provas da temporada na Categoria E3, o mineiro Rômulo Bottrel espera uma prova com bastante dificuldade, principalmente por causa da chuva e lama. Mas sabe o caminho para manter a liderança da competição.

Rômulo Bottrel defende liderança na categoria E3. Foto: Janjão Santiago

“A expectativa é fazer uma prova bastante consciente, tentar um resultado bom nos dois dias, já que ainda sinto um pouco a lesão no ombro. Sou líder da categoria E3 e quero vencer mais uma etapa, depois de ter vencido as duas primeiras. Não estou treinando com muita intensidade como queria por causa da lesão e como a prova de Biguaçu sempre é complicada por causa da chuva, pretendo usar a cabeça pra fazer uma prova segura e sem abandonos e manter a liderança do campeonato”, comentou Bottrel, que visa a conquista do quinto título brasileiro de enduro.

Patrik Capila, invicto até agora na Categoria Junior, espera manter o bom ritmo e quer agora brigar por melhores colocações na Categoria EnduroGP. Depois de uma temporada na Europa onde participou de uma etapa do Campeonato Português e de duas etapas do Mundial, o jovem capixaba quer agora lutar pelo pódio na EnduroGP (Geral), depois de finalizar as duas primeiras etapas na quarta colocação.

"Depois da participação nas provas da Europa, cheguei bem animado e a meta, além de vencer a minha categoria, é brigar pela Geral e conquistar um lugar no pódio dessa vez. Nas duas primeiras provas bateu na trave, faltou muito pouco pra um pódio na Geral, então quero caprichar um pouco mais agora. Acho que vai ser uma prova um pouco mais dura, aqui sempre chove e esse ano tem a previsão de chuva novamente. Estou bem feliz de estar voltando em Biguaçu, foi aqui que participei de minha primeira prova com o apoio do Grupo Orange, então sempre me traz boas lembranças”, relatou Patrik, que lidera com 100% de aproveitamento a Categoria Junior.

Ronald Santi tem missão mais difícil. Depois de enfrentar problemas na etapa de Patrocínio/MG, o piloto quer agora duas vitórias para subir na classificação e se manter vivo na disputa do título na Categoria E4 Light.

Ronald Santi busca a vitória com sua TT-R 230 para se manter vivo na disputa do título. Foto: Janjão Santiago

 

“A expectativa para essa terceira prova é atacar ao máximo desde o começo, buscando duas vitórias nesses dois dias. Estou mais preparado do que nunca, treinei bastante nesses dias e por isso preciso dessas duas vitórias para manter acesa a disputa pelo título. Estou bastante animado e com muita vontade de acelerar”, explicou Ronald Santi, que disputa a temporada com uma Yamaha TT-R 230.

A prova de Biguaçu/SC, acontece neste final de semana e este ano será realizada na Fazenda Coelho. No sábado a largada será às dez da manhã e no domingo a prova larga às oito. Serão três voltas por dia, com três especiais cronometradas por volta. Ao todo os pilotos percorrerão cerca de 320 quilômetros no final de semana.

 

 

Voltar