Dia do Motociclista

27/07/2017

Nesta quinta-feira, 27, é comemorado o Dia do Motociclista. E no motociclismo esportivo há bastante para se comemorar, com a retomada de um trabalho sério e comprometido da CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo).

Após algumas gestões que praticamente levaram a entidade à falência, a Confederação e o esporte a motor sobre duas rodas voltam a crescer no Brasil. Dívidas trabalhistas e com o Governo Federal, que inviabilizaram qualquer incentivo ao esporte, foram sanadas e deixando a CBM pronta para receber recursos federais novamente. Isso com certeza deixará um marco na história recente do Motociclismo.

Nos último anos, o esporte voltou a crescer, mesmo diante da crise instalada no país. A Confederação é responsável por realizar e também chancelar as principais competições nacionais de dez modalidades: Motocross, Enduro FIM, Enduro Regularidade, Rally Baja, Rally Cross Country, Cross Country, Velocross, Trial, Supermoto e  Hard Enduro. Ainda há a modalidade motovelocidade, que este ano não teve competição chancelada, mas retornará em 2018.

São aproximadamente cem provas nacionais de motociclismo realizadas anualmente, entre todas as modalidades. As competições são realizadas em várias cidades de diversos estados do Brasil. As provas movimentam a economia local, gerando empregos e demanda ao comércio e rede hoteleira, entre outros setores.

Quase todas essas modalidades hoje possuem um Campeonato Brasileiro consolidado, forte e com boa organização. Uma das principais modalidades é o motocross, que conta com grande número de praticantes.

O Campeonato Brasileiro de Motocross ganhou espaço na mídia nacional. Após programas de cada etapa veiculados pela ESPN em 2012, a competição passou a ter algumas provas com transmissões ao vivo, pela primeira vez na história da competição no Brasil. Em 2015, a SporTV iniciou as transmissões e desde o ano passado são exibidos programas compactos de cada rodada pela principal emissora esportiva do país. As corridas ainda contam com transmissão ao vivo pela internet de todas as disputas.

Honda e Yamaha, de grande tradição, voltaram a patrocinar a realização do Campeonato, além de outras grandes empresas que sabem que estamos conseguindo nos desenvolver: Rinaldi, IMS Racing e Mobil SuperMoto.

Outra modalidade que tem retomado esse crescimento é a Motovelocidade. Pilotos brasileiros estão se destacando em competições internacionais e serão fundamentais para fomentar a prática no Brasil.

Mas não é só na parte esportiva que tem se alcançado avanços. Entre tantas áreas de atuação da CBM, a entidade ainda tem tido atenção com a parte educação no trânsito, quando nomeou o diretor de mobilidade da CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo), o jornalista Celso Miranda, para desenvolver atividades.

O motociclismo nacional supera um momento difícil, de seguidas turbulências, causadas pelas más gestões anteriores da CBM e pelo atual momento político e financeiro do Brasil.

Mas por todo o trabalho desenvolvido nesses últimos anos,
a Confederação Brasileira  tem a certeza de que o motociclismo logo alcançará o lugar de destaque que merece.

Voltar